Usina Coruripe melhorou seu índice de eficiência na aplicação aérea de defensivos
07-05-2018

“Nossas pulverizações são 100% auditadas pela Dominus Soli, que desenvolveu o sistema Spray Plan, o que nos permitiu criar um plano de metas de qualidade na aplicação. No contrato com as empresas de aviação agrícola, incluímos a seguinte clausula: o pagamento só será integral se a aplicação apresentar no mínimo 85% de eficiência. Caso for menor, por exemplo, 83%, usaremos uma regra de três para chegar ao valor que será pago. É necessário tomar essa medida, já que aplicação malfeita gera custos e perda de produtividade”, explica VivianOliveira Cunha, coordenadora de Planejamento e Desenvolvimento Agrícola do Polo Minas Gerais da Usina Coruripe.

A executiva observa que em uma aplicação aérea convencional, o piloto transfere o mapa para um computador, onde os dados podem ser manipulados, e o resultado apresentado ao cliente é de uma aplicação praticamente perfeita. Com o uso do Spray Planisso não é mais possível, a ferramenta pega os arquivos direto do avião, lê os mapas antes de serem transferidos para o computador, apresentando o resultado original da aplicação. Incluindo informações como: a porcentagem de aplicação fora da área que deveria receber o defensivo, como matas e carreadores; e onde gastou mais ou menos produto.

Segundo Vivian, o monitoramento e a meta de eficiência, impulsionaram os pilotos a se qualificarem, a realizarem um trabalho com melhor qualidade, pois, como são comissionados, ganham menos quando a empresa não recebe 100% do valor do serviço prestado. O Spray Plan permitiu que a Coruripe selecionasse os melhores pilotos e eleva-se sua média de eficiência na aplicação, que já chega a mais de 90%. “Nosso objetivo é melhorar ainda mais, tanto que no próximo contrato, a meta de eficiência para pagamento integral será de 93%.”

O Spray Plantambém auxilia a Coruripe a não agredir o ambiente ao alertar os pilotos a respeitarem as margens de segurança de aplicação próximas às florestas, povoados e outras culturas. “Na região da Unidade Iturama há produção de frutas, caso apareça alguma reclamação, por exemplo, a aplicação aérea de vocês matou meus pés de mamão. O relatório serve como um documento, onde consta os locais de aplicação, hora, as margens de segurança aplicadas. Realmente, a ferramenta é muito útil. Nossa intenção é não parar de usá-la, pelo contrário, aumentar sua participação e aplica-la também em nossa unidade matriz, em Alagoas, que ainda não usufrui dos benefícios dessa inovação”, informa Vivian.

Veja matéria completa na Editoria Inovação na edição 53 da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.