Usina Coruripe quer aumentar a participação feminina na empresa de 8% para 20% até 2022
28-01-2020

Mario Lorencatto, CEO da Coruripe, assina adesão da empresa aos Princípios de Empoderamento Feminino da ONU
Mario Lorencatto, CEO da Coruripe, assina adesão da empresa aos Princípios de Empoderamento Feminino da ONU

As ações para alcançar essa meta serão divulgadas por representante da empresa no IX Encontro Cana Substantivo Feminino

A Usina Coruripe, controlada pelo grupo Tércio Wanderley, com sede em Coruripe (AL) e fundada em 1925, é a maior empresa do setor sucroenergético no Norte/Nordeste, maior grupo do setor em Minas Gerais e uma das 10 maiores do Brasil. Com quatro unidades em Minas Gerais (em Iturama, Campo Florido, Carneirinho e Limeira do Oeste), uma em Alagoas (Coruripe) e um terminal de transbordo em Fernandópolis (SP), a Usina Coruripe possui capacidade de moagem de 15 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, produz mais de 1 milhão de toneladas de açúcar, cerca de 500 milhões de litros de etanol e comercializa energia.

A empresa conta com quase 10 mil colaboradores, mas apenas 8% são mulheres. “Acompanhamos a média do setor sucroenergético. Mas queremos aumentar a participação feminina, nossa meta é passar de 8% para 20% até 2022, isso significa contratar 500 mulheres”, diz Fábio Moniz, diretor Administrativo e de RH da companhia. Atualmente, a unidade da Coruripe em Iturama, Minas Gerais, é quem conta com mais profissionais do sexo feminino, 13%, já a matriz, em Coruripe, Alagoas, registra 5%.

 A meta da Coruripe é aumentar a participação feminina dos atuais 8% para 20% até 2022

Em 29 de outubro de 2019, a Coruripe assinou sua adesão aos Princípios do Empoderamento das Mulheres, promovidos pela ONU Mulheres e pelo Pacto Global das Nações Unidas. Ao tornar-se signatária dos sete princípios empresariais, que buscam delegar poder às mulheres no ambiente de trabalho, no mercado e na comunidade, a Coruripe reforça o seu compromisso com a equidade de gênero. Com o número de mulheres no quadro de colaboradores aumentando a cada ano, a empresa já adota práticas com a finalidade de incentivar a diversidade para a valorização da mulher nas usinas.

"Percebemos a importância de assumir um compromisso público, com o objetivo promover equidade de gênero no local de trabalho, empoderando mulheres que já atuam na Usina Coruripe", comenta Mario Luiz Lorencatto, CEO da Coruripe. "Acreditamos que a igualdade no trabalho entre homens e mulheres é condição fundamental para o fortalecimento da nossa organização", complementa.

Essas medidas que promovem a equidade de gênero adotadas pela Coruripe serão apresentadas por Lorencatto no IX Encontro Cana Substantivo Feminino, que acontece em 19 de março no Centro de Cana do IAC, em Ribeirão Preto, SP.

O CEO da Usina Coruripe participará do painel: MAIS MULHERES NAS EMPRESAS DO AGRO - Lideranças de empresas sucroenergéticas serão questionados sobre o que suas companhias fazem ou farão para aumentar a presença feminina entre seus colaboradores

IX ENCONTRO CANA SUBSTANTIVO FEMININO

19 de março no Centro de Cana do IAC, Rodovia Antonio Duarte Nogueira, km 321, s/n, Ribeirão Preto - SP.

Inscrições grátis, mas limitadas pelo site: www.canaonline.com.br/conteudos/cana-substantivo-feminino.html