Usina Coruripe reduz custo da dívida de R$ 1,7 bilhão e amplia prazo de pagamento para cinco anos
22-05-2020

Nesta semana, a Usina Coruripe finalizou o processo de aprovação de um acordo com um sindicato de oito bancos, coordenados por dois membros desse grupo, para a reestruturação da dívida de cerca de R$ 1,7 bilhão. Entre os principais pontos negociados estão o alongamento do fluxo de pagamento de três para cinco anos e a redução de 1% ao ano no custo dos empréstimos, tanto em dólar quanto em real. 

O acordo alterou o cronograma de pagamento, sendo 10% da dívida na safra vigente e de 15% em cada uma das próximas quatro safras, com liquidação dos 30% finais em 2025. De acordo com o presidente da Coruripe, Mario Lorencatto, a negociação permitiu à companhia a readequação dos prazos de vencimentos da dívida em relação à projeção da geração de caixa das atividades operacionais. “Teremos um fluxo de caixa mais adequado, com redução de R$ 400 milhões na necessidade de captação na safra atual, e uma estrutura de garantias mais robusta”, afirma. 

Ele conta que houve adoção de novo Covenant, com a previsão de melhoria da relação dívida líquida/Ebitda de 3 (em março de 2020) para 2 (em março de 2025). Também foram reestruturadas as garantias, com adição de parte das terras em alienação e ações do Instituto do Açúcar e do Álcool (IAA) em segundo grau. Em relação à governança de Capex anual, foram definidos R$ 600 milhões, sendo R$ 400 milhões destinados à área agrícola e R$ 200 milhões a indústria e outros investimentos. O fluxo de desembolso das parcelas de principais e juros será em setembro, dezembro e março. 

Além dessas iniciativas, que colocam a Coruripe em uma posição privilegiada, mesmo em tempos de incertezas, a companhia trabalha em um forte programa de eficiência, que vai garantir aproximadamente R$ 90 milhões em economia, bem como em frentes inovadoras na gestão de fornecedores de cana e automação de processos corporativos. “Nossa empresa se reposicionou em todos os fundamentos nos últimos dois anos e temos recebido o reconhecimento de nossos parceiros de mercado”, afirma Lorencatto. 

A companhia fechou a safra 19/20 com recorde de moagem de 14,6 milhões de toneladas e prevê moer mais de 15 milhões de toneladas na safra 20/21. Os bons resultados são motivados por ações estratégicas, que resultaram em ganhos significativos na operação, geração de resultados e adequação de tesouraria. “Entregamos o melhor resultado operacional da história da Coruripe, com Ebitda de R$ 977 milhões, e partimos para a nova safra com a meta de mais destaques positivos.” Estrategicamente, a empresa aumentou a produção de açúcar (para 62% do total) e fixou 94% da safra a um preço médio de R$ 1.478 a tonelada, o que deve garantir Ebitda de R$ 1,025 bilhão e geração líquida de caixa superior a R$ 200 milhões. 

Para o etanol, a Coruripe segue com a estratégia de manter mais da metade da produção em estoque para a entressafra, quando poderá vender a preços mais favoráveis. As linhas de financiamento para isso já foram garantidas. Nas vendas atuais, a empresa tem obtido preços acima do orçamento (R$ 1.700/m³) e recentemente fechou três embarques de exportações de etanol a R$ 2.200/m³, valor muito acima do mercado interno brasileiro. 

As quatro usinas localizadas em Minas Gerais estão em plena atividade de moagem, com adiantamento em relação ao orçamento e performance acima da safra passada. A unidade de Coruripe (AL) segue os trabalhos normais de reforma e de instalação de uma nova caldeira e da refinaria para a safra corrente. As medidas preventivas para a Covid-19 obedecem as melhores práticas de mercado e as orientações das autoridades, visando preservar a saúde dos colaboradores e continuidade das atividades. O reforço de caixa efetuado pela Coruripe para fazer frente aos tempos de incertezas permitiram também que a empresa mantivesse os empregos e todas as condições salariais dos colaboradores, bem como cumprisse suas obrigações, inclusive antecipando liquidações, reforçando mais uma vez seu compromisso com as pessoas e sua solidez no mercado. 

Fonte: Assessoria Comunicação Coruripe