Usina Lins aposta em programas de desenvolvimento para buscar motivação, comprometimento e alta performance de suas equipes
25-01-2021

Usina Lins realiza constantemente programas de desenvolvimento baseados nos objetivos da empresa. Crédito foto: Usina Lins
Usina Lins realiza constantemente programas de desenvolvimento baseados nos objetivos da empresa. Crédito foto: Usina Lins

A empresa deve conduzir, de janeiro a março, treinamentos técnicos e comportamentais para mais de 1000 colaboradores

De janeiro a março de 2021, a Usina Lins, sediada no município de Lins, no interior paulista, deve conduzir treinamentos técnicos e comportamentais para mais de 1000 colaboradores, sendo 800 da área agrícola e 200 da manutenção automotiva. O programa conta com instrutores internos e externos que apresentarão um conteúdo rico em informações pertinentes ao público selecionado, além das metas para a próxima safra. Para a gerente de recursos humanos da companhia, Cris Thiane Karol Feitosa, essa é uma excelente oportunidade para alinhar as expectativas e renovar a energia dos colaboradores para mais um ano de trabalho.

“Estamos constantemente desenhando programas de desenvolvimento baseados nos objetivos da empresa, sempre procurando dar o respaldo necessário para os gestores despertarem nas suas equipes a motivação, o comprometimento e a alta performance, sem deixar de lado o bem estar e a qualidade de vida dos colaboradores.”

Na opinião de Cris, o RH tem papel fundamental nas organizações e pode ser o maior aliado na busca por melhores resultados. Porém, é importante manter a consciência de que o aumento de produtividade, assim como outros indicadores, vem de uma somatória de ações e um olhar verdadeiramente voltado para as pessoas. “O RH deve estar sempre alinhado às estratégias da empresa a fim de manter políticas transparentes, promover o desenvolvimento dos colaboradores com base nas competências organizacionais, investir em programas bem estruturados e apostar na promoção dos talentos internos. Dessa forma, o aumento de produtividade é consequência de um trabalho de reconhecimento e valorização das pessoas.”

Na opinião de Cris, o RH tem papel fundamental nas organizações e pode ser o maior aliado na busca por melhores resultados

Crédito foto: Usina Lins

Cris cita como um bom exemplo de retorno proporcionado pelos programas de desenvolvimento, o aumento da produtividade das horas de elevador (da colhedora de cana) que apresentou, 6,5% em 2020 e 31,5% se considerados os dois últimos anos. “E essa foi a meta trabalhada nos treinamentos de entressafra. Lembrando que esse é um trabalho constante, que deve ser sempre reforçado, mas para os próximos treinamentos o foco será o pisoteio, que é um dos principais fatores limitantes da produtividade nos canaviais”, salienta.

Para o futuro, a Usina Lins pretende elaborar um planejamento estratégico com base nas novas diretrizes da empresa, que considere estratégias de engajamento coerentes com os interesses dos colaboradores, planos de carreira que dão perspectiva de crescimento profissional e uma liderança melhor preparada para enfrentar todos esses desafios. “Pretendemos usar a inovação como a principal aliada nessa trajetória de construção de um novo formato para o RH, ainda mais fortalecido, com ferramentas, processos e práticas consistentes eficazes.”

Henrique Gomes Neto, Partner e Consultor Sênior da Ação Consultoria e Treinamento, salienta que algumas empresas buscam aumentar a produtividade apenas implementando novos controles e novas tecnologias. “O que a usina Lins nos mostra é a importância de termos um RH conectado aos objetivos do negócio, identificando as competências necessárias para o alcance desses objetivos, para assim promover programas de desenvolvimento que vão ampliar habilidades, revelar comportamentos e provocar as mudanças necessárias. Colaboradores que se sentem cuidados e incentivados, tendem a responder adequadamente, impactando na produtividade.”

Fonte: CanaOnline