Usina Lins diversifica e inova os treinamentos para desenvolvimento em pessoas e obtém ótimos resultados
19-05-2022

“Escola de Samba Corporativa” reforçou a importância do espírito de equipe, a confiança, o engajamento e a superação de desafios. Na foto, a equipe de Gestão de Pessoas da Usina Lins e, na esquerda, Alex Pupin, diretor Administrativo
“Escola de Samba Corporativa” reforçou a importância do espírito de equipe, a confiança, o engajamento e a superação de desafios. Na foto, a equipe de Gestão de Pessoas da Usina Lins e, na esquerda, Alex Pupin, diretor Administrativo

Programas de desenvolvimento são os melhores caminhos para a empresa se adaptar mais rapidamente às mudanças e aumentar a competitividade, afirma Cris Feitosa, gerente de Gestão de Pessoas

Por Renato Anselmi

Fotos: Divulgação Usina Lins

Os novos desafios e oportunidades que acompanham a safra 2022/23 exigem ações e estratégias eficazes. A preparação adequada de toda a equipe é fundamental para o enfrentamento e superação das dificuldades. Além de impactar positivamente nos resultados, os programas de desenvolvimento refletem na qualidade das entregas, no comportamento e engajamento das pessoas – constata Cris Thiane Karol Feitosa, gerente de Gestão de Pessoas da Usina Lins.

“Investir nesses programas garante benefícios sustentáveis ao longo do tempo, levando a empresa a se adaptar mais rapidamente às mudanças e resolver os problemas de forma mais efetiva”, avalia

Colhendo Conhecimento contou com a participação de 700 colaboradores da área agrícola

Os treinamentos de capacitação técnica realizados por essa unidade sucroenergética – localizada no município de Lins, na região centro-oeste do estado de São Paulo – buscam aprimorar o conhecimento, atender às demandas decorrentes dos avanços tecnológicos e atualizar os colaboradores com as melhores práticas de mercado, observa Cris Feitosa.

Escolas de Formação de Motoristas Agrícolas, Operadores de Máquinas e Auxiliares de Mecânico, contaram com a participação de aproximadamente 100 profissionais.


Mas não é só isto. Os programas de desenvolvimento têm como objetivo manter os profissionais da Usina Lins alinhados aos valores da empresa e à visão de futuro. Essas ações são os melhores caminhos para a empresa aumentar a competitividade frente às novas oportunidades – ressalta.

Colhendo conhecimento - A Usina Lins possui vários programas institucionais de grande relevância para o desenvolvimento dos colaboradores – informa a gerente de Gestão de Pessoas. Somente o “Colhendo Conhecimento”, realizado no período de entressafra de dezembro de 2021 a março de 2022, contou com a participação de 700 colaboradores da área agrícola. Com carga horária semanal de 40 horas, houve a abordagem de temas, como Tecnologia Agrícola, Gestão de Pessoas, Segurança do Trabalho, Direção Defensiva.

Além da preparação e da reciclagem técnica, o “Colhendo Conhecimento” abordou assuntos, como educação financeira e cuidados com saúde, que têm a finalidade de proporcionar uma formação mais abrangente. “Devemos olhar para o profissional na sua totalidade, considerando que aquilo que vivemos fora da empresa, naturalmente, carregamos para o trabalho. Portanto, se de alguma forma conseguirmos influenciar positivamente as pessoas, por meio de informações, orientações e alternativas, contribuímos para que elas se sintam mais seguras e acolhidas dentro da empresa”, comenta Cris Feitosa.

Segundo ela, questões relacionadas à saúde e orçamento familiar impactam diretamente o bem-estar físico, emocional e psicológico das pessoas.

Programas para aprimoramento das habilidades técnicas envolveram mais de 500 colaboradores das áreas Industrial e Oficina Automotiva

Em busca da excelência – Os programas de treinamento da Usina Lins oferecem desde a possibilidade de aprendizado básico até o aperfeiçoamento profissional em diferentes áreas. Essa unidade sucroenergética realizou recentemente, por exemplo, as “Escolas de Formação” de Motoristas Agrícolas, Operadores de Máquinas e Auxiliares de Mecânico, com a participação de aproximadamente 100 profissionais. Promoveu também os programas de “Excelência Operacional” e o “Mega”, que oferecem inúmeros treinamentos para aprimoramento das habilidades técnicas, como Gestão Autônoma, Análise de Falhas, Comandos Elétricos, Métodos Operacionais, entre outros, envolvendo mais de 500 colaboradores das áreas Industrial e Oficina Automotiva –  detalha Cris Feitosa.

 O programa ‘Indústria do Futuro’ contou com a participação de mais de 300 colaboradores

As iniciativas da Usina Lins voltadas ao desenvolvimento de pessoas ocorrem durante o ano todo. O programa ‘Indústria do Futuro’, construído para os colaboradores da área Industrial, teve uma jornada totalmente personalizada e contou com a participação de mais de 300 colaboradores, da gestão à operação, além de profissionais de algumas áreas de apoio como Gestão de Pessoas, Segurança do Trabalho e Qualidade.

“Houve a realização de encontros mensais, ao longo do ano, quando foram tratados temas como pertencimento, responsabilização, confiança, antifragilidade e visão de futuro. A troca de experiência e o aprendizado compartilhado, entre os participantes, sem dúvida alguma, aumentaram a sinergia da equipe em prol de um objetivo comum a todos: fortalecer ainda mais o time na busca pela excelência operacional”, ressalta a gerente de Gestão de Pessoas.

Líder 4.0, que foi realizado com a intenção de reforçar a integração entre os 130 profissionais da média e alta liderança dos processos Agrícola e Manutenção Automotiva

Integração de líderes - Outro destaque da programação de treinamentos da Usina Lins é o Team Bulding – Líder 4.0, que foi realizado com a intenção de reforçar a integração entre os 130 profissionais da média e alta liderança dos processos Agrícola e Manutenção Automotiva. “As equipes enfrentaram desafios semelhantes aos da safra para refletirem sobre a interdependência entre os processos, a responsabilização pelas decisões tomadas e, principalmente, a força que existe na união entre as pessoas”, afirma Cris Feitosa.

De acordo com ela, no encerramento do Team Bulding – Lider 4.0, foi organizada a dinâmica da “Escola de Samba Corporativa” que reforçou de forma lúdica a importância do espírito de equipe, a confiança, o engajamento e a superação de desafios.

Crescimento profissional - A Usina Lins investe muito em programas de desenvolvimento por realmente acreditar que as pessoas representam um ‘valor’ da empresa, que olha para os colaboradores como parceiros do negócio, pois mesmo contando com a tecnologia e muitos recursos disponíveis, é por meio das pessoas que se obtêm os resultados – afirma a gerente de Gestão de Pessoas.

Cris Feitosa: “É uma parceria que não tem como não dar certo”

“Pensando nessa troca, não há outro caminho a não ser investir em quem está aqui, se dedicando, se capacitando e buscando o seu crescimento profissional junto com o crescimento da empresa. É uma parceria que não tem como não dar certo. As pessoas enxergam essa reciprocidade e entregam o seu melhor para a empresa”, enfatiza.

Cris Feitosa revela que a organização das carretas de mecânica, elétrica e solda para a Oficina Automotiva – em parceria com o Senai – e das “escolas de formação” na área agrícola, com instrutores internos, resultou em oportunidades para mais de 60 colaboradores assumirem novas atribuições. “Nessa linha, a área de Gestão de Pessoas atua como agente de mudanças, além de apoiar a gestão no planejamento e estruturação de todas essas ações que geram movimentos estratégicos com mais assertividade”, comenta.

Fonte: CanaOnline