Usina Pitangueiras recolhe palha e tem baixa incidência de impurezas
27-07-2015

Na Usina Pitangueiras, localizada no município paulista de mesmo nome, o combate às impurezas é feito ainda no campo, ou seja, a estratégia da Usina é a de levar cana limpa para a indústria. O gerente industrial da unidade, Gilmar Galon, conta que foram feitas alterações nas colhedoras a fim de evitar que a palha e a terra sejam levadas para a área industrial junto da matéria-prima.

Outra estratégia da Pitangueiras é trabalhar a conscientização do pessoal da agrícola, por meio de muito treinamento, controle rígido e oferecendo prêmio pelo resultado obtido, isso é fundamental, os funcionários se empenham mais.

 

Os métodos têm dado certo, pois mesmo após ter adotado, a partir da safra passada, a prática de recolhimento de palha para a produção de energia, a quantidade de impurezas da cana da Pitangueiras está entre os menores do setor. “Na safra passada, fechamos com índice de perda de 1,8% e obtivemos a média de 60 kg/t de impureza vegetal e 55 kg/t de impureza mineral. A média do setor é de 80 kg/t vegetal e 78 kg/t a mineral. O segmento precisa melhorar a eficiência e grande parte dessa melhoria deve ser na área agrícola, pois o açúcar é feito no campo, para a indústria cabe a recuperação”.

Outras medidas que podem ser adotadas pelas empresas visando mitigar os impactos incluem buscar junto aos fornecedores materiais mais resistentes a abrasão, intensificar a aplicação de eletrodos nas moendas "chapisco", e, na medida do possível, aumentar os diâmetros das camisas da moenda visando garantir moagem/hora efetiva e extração.

Veja matéria completa na edição atual da CanaOnline, editoria Tecnologia Industrial. Visualize ou baixe o pdf da edição no site: www.canaonline.com.br. Ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones e carregue as edições no celular