Usina Santa Cruz testa aplicação de herbicidas com helicópteros
27-06-2016

A aplicação apresentou muitos benefícios


Como a homologação para aplicação de defensivos agrícolas com helicópteros ocorreu recentemente, poucas usinas já testaram a tecnologia para verificação de sua eficácia. Uma delas é a Usina Santa Cruz, do Grupo São Martinho, localizada no município paulista de Américo Brasiliense. Na unidade, as primeiras aplicações foram feitas no mês de abril deste ano, em uma área de 1700 hectares, com infestações de Mucuna e Cordas-de-viola.

O supervisor de produção agrícola da Empresa, Luiz Otávio Longo Rodrigues Alves, afirma que os resultados obtidos foram incríveis, sendo que o principal benefício foi a economia de produto. “Caso fossemos utilizar o avião agrícola, teria que aplicar o herbicida em toda aquela área ou, seja, em quase dois mil hectares. Com o helicóptero, apliquei apenas nos locais necessários: cerca de 300 hectares.”

Alves ressalta que a Usina já tentou realizar aplicações localizadas com o uso do avião agrícola, porém, a menor área em que conseguiram aplicar foi em meio talhão. “Já o helicóptero permite voar mais localizado. E a estrutura de aplicação fica bem ao lado do talhão.”

De acordo com Alves, a Usina deve continuar investindo nessa tecnologia para realizar catação em áreas onde houve o escape do controle pré-emergente, visando aumentar o rendimento da colheita. “Porém, quando houver a necessidade de aplicar em área total, o avião agrícola ainda será a alternativa mais vantajosa.”

Veja matéria completa na editoria Fitossanitário, na edição 33 da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.