Usina Santa Fé inaugura Centro de Capacitação em parceria com o Senai
25-08-2015

Projeto oferece a 64 jovens o registro na carteira profissional e capacitação em Mecânico de Manutenção em Máquinas e Veículos Pesados

Nova Europa comemorou neste mês de agosto a inauguração do Centro de Capacitação, uma iniciativa da Usina Santa Fé, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai - Unidade Matão). No novo prédio, já foram iniciadas as aulas de Mecânico de Manutenção em Máquinas e Veículos Pesados aos estudantes entre 14 e 17 anos, que além de receberem capacitação por dois anos, também são contratados pela empresa com salário compatível à legislação, plano de saúde e seguro de vida.

 

 

Idealizado pelo Presidente da Usina Santa Fé, Roberto Malzoni Filho, o programa teve mais de 200 inscrições. Após seleção, 100 jovens e responsáveis foram entrevistados. Destes, 64 estudantes contratados como Jovem Aprendiz ingressaram no projeto. Divididos em duas turmas, terão durante meio período, no contraturno escolar, uma imersão em aulas práticas e teóricas, com instrutores do Senai. “É uma semente plantada, queremos que cresça muito mais, que ofereça futuramente mais cursos. O Senai vai além da formação profissional, é desenvolvimento de cidadãos. Estes jovens são envolvidos pelos estudos em um momento que poderiam estar na ociosidade”, comenta Dr. Roberto.

 

O prédio, adaptado para deficientes físicos, está instalado em uma área de mais de 1.200 m², com Galpão de Mecânica medindo cerca de 200 m², além de Laboratório de Pneumática, Laboratório de Informática, Sala de Aula Convencional, sanitários e mezanino para Sala dos Professores, tudo equipado. “Aqui eles aprenderão, além da mecânica, também postura profissional, preparação para o mercado e certamente poderão ser absorvidos. Este investimento pesado da Usina e Senai é uma retribuição para a sociedade, vai além de qualificar mão de obra”, complementa Maria José Gonçalves Gomes, gerente de Recursos Humanos.

 

Alunos - Já ajudando o pai na oficina, Jair Alberto Fachini Júnior, 18 anos, sonhava com a oportunidade de estudar Mecânica. Quando a Usina abriu inscrições para o Curso de Jovem Aprendiz em Administração, mesmo sendo qualificado para a vaga, preferiu esperar pelo que realmente desejava. Hoje o jovem está concretizando um sonho. “Para os meus pais tem a tranquilidade de não precisar viajar, ou seja, estudar em minha cidade, e ainda tenho o registro profissional”, comemora.

 

O registro em carteira também é motivo de orgulho para Igor Costa Santilli, 17, que participa das aulas no período da manhã e ainda cursa o 3° Ano do Ensino Médio à tarde. “Tirei minha carteira e já tenho o primeiro registro com apenas 17 anos”, sorri. O instrutor do Senai David Wilson Neves Rodrigues observa mudanças comportamentais nos adolescentes. “É um ensino social, não apenas profissional e as instalações e equipamentos são motivadores”, conclui.

 

Evento - O evento de inauguração contou com participação de autoridades locais, diretores e funcionários da Usina Santa Fé, do prefeito Osvaldo Aparecido Rodrigues e de Roberto Carlos de Santi, delegado de polícia de Nova Europa e Tabatinga, que ressaltou a importância da educação para a segurança pública: “Parabenizo a Usina por estar contribuindo com a Educação, que é um dos pilares mais importante para se combater a violência”.