Usina Santa Terezinha realiza ações do outubro Rosa
14-11-2014

O movimento Outubro Rosa é comemorado no mundo todo incentivando pessoas, empresas e entidades a levantarem a bandeira pela luta contra o câncer de mama. A Usina Santa Terezinha apoia a causa e realiza, anualmente, ações de conscientização e prevenção da doença com suas colaboradoras. Durante todo o mês de outubro, unidades produtivas, corporativo e terminal logístico realizaram diversas atividades voltadas ao tema. A prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama foram o foco principal da campanha, que promoveu a distribuição de materiais educativos, confraternizações, palestras, visitas de profissionais da área de saúde, orientações e realização dos exames preventivos.

Em Maringá, a palestrante Débora Verrengia Florêncio, enfermeira, falou sobre os objetivos do movimento Outubro Rosa e os cuidados para a prevenção e diagnóstico precoce da doença. “Se descoberto no início, o câncer de mama tem entre 80 e 90% de chances de cura. Em estágios mais avançados, essa chance cai para 10 a 20%. Por isso é tão importante fazer o autoexame das mamas uma vez ao mês”, explicou Débora. A enfermeira ainda deu orientações sobre a forma correta de realizar o auto exame. Além da palestra, foram distribuídos adesivos e material educativo sobre o tema. Na ocasião, o gerente de recursos humanos Waldomiro Baddini ressaltou a importância do engajamento de todas as unidades em campanhas de saúde e prevenção e reafirmou o compromisso da Usina Santa Terezinha em participar dessas ações. “As ações do Outubro Rosa já fazem parte da nossa programação anual. Como empresa, é nosso dever contribuir para que os colaboradores se cuidem e tenham mais qualidade de vida”.

Na unidade Terra Rica, a campanha se estendeu às colaboradoras e dependentes, que participaram da Caminhada Rosa, mobilização pela conscientização e incentivo a hábitos saudáveis. Além dos assuntos de saúde da mulher, as palestras também abordaram temas como Violência Doméstica e Lei Maria da Penha.