Usina São João já encerrou a safra, mas Humberto Carrara não para de pensar em como melhorar o processo de colheita
04-12-2017

Colhedoras da São João, de Araras, já descansam no pátio da usina. A safra 2018/19 começará em 19/03/2018

No dia 1º de dezembro, a Usina São João, de Araras, SP, encerrou a safra 2017/18, colheu 3.221.000t de cana. E já foi definido o início da próxima safra, será 19/03/2018. Agora, as colhedoras descansam e vão para a manutenção, são preparadas para a próxima batalha.

Foi uma boa safra, uma colheita a contento, mas para Humberto César Carrara Neto,diretor agroindustrial da Usina São João, há sempre o que melhorar. Por isso, é que, entra ano, sai ano, Carrara não se cansa de buscar inovações. Em sua palestra no II Seminário GMEC – Grupo de Motomecanização – realizado em 30 de novembro, em Ribeirão Preto, o agrônomo falou sobre a gestão de ativos. “O GMEC discutiu por muito tempo apenas o equipamento, como fazer melhorias e adaptações. Eu convido o setor pensar na confiabilidade, disponibilidade e performance de todo o processo e não apenas do equipamento.”

Uma das ferramentas, apontada por Carrara, é a telemetria, utilizada para realizar a gestão online do processo. “Hoje, essa tecnologia é utilizada apenas para enviar informações da máquina para o escritório. Mas não adianta constatar que o operador tomou uma decisão errada uma hora depois. O correto é evitar que isso ocorra. Dessa forma, defendo que a telemetria faça também o inverso: envie dados para o operador, para que ele consiga olhar mais do que o olho dele vê.”

Carrara ainda abordou o processo just in time do setor canavieiro, conduzido de forma “maluca”, segundo ele. O agrônomo explicou que, no segmento, a cana que é colhida agora é processada e vira produto em menos de cinco horas. Ou seja, não tem estoque caso alguma máquina pare e impeça que a cana chegue à indústria para moagem. “No setor de madeira, em que eles trabalham continuamente ao longo de todo o ano, existe um estoque de matéria-prima de 30 dias, o que dá um sossego muito grande e uma margem para trabalhar com pouco ativo.”

Veja mais informações na revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.