Usina São Luiz, de Ourinhos, obtém sucesso com adubação foliar em cana
05-09-2018

Atualmente, a São Luiz faz a aplicação de adubos foliares em canas de primeiro, segundo e terceiro corte

Durante IV Encontro Técnico do Programa Cooperativo de Experimentação e Manejo (PCEM), o supervisor de controle fitossanitário da Usina São Luiz, de Ourinhos, SP, Marcus Vinícius Lopes, detalhou sua experiência com o uso de adubos foliares em cana-de-açúcar com o objetivo de incremento de produtividade.

Segundo ele, quando a empresa começou a fazer os primeiros experimentos nessa área, ainda em 2011, não botava muita fé. "Porém, desde o início dos experimentos, a adubação foliar tem entregado aumento de tonelada de cana por hectare (TCH) (13 t/ha a 15 t/ha) e ATR (1 kg/ha a 1.5 kg/ha)." Para Lopes, o grande segredo da adubação foliar está na época de aplicação, de novembro a janeiro. "Temos que observar também o stand, a presença de pragas e plantas daninhas e o potencial produtivo do canavial." Atualmente, a São Luiz faz a aplicação de adubos foliares em canas de primeiro, segundo e terceiro corte.

O IV Encontro Técnico foi realizado, em 21 de agosto, no Centro de Tecnologia e Inovação daBiosev, localizado na unidade Santa Elisa em Sertãozinho, SP, e discutiu os avanços de produtividade dos canaviais decorrente da aplicação de adubos foliares, já bastante utilizadas em outras culturas, mas ainda um pouco tímida na lavoura canavieira, mas com expectativa de crescimento.

Durante o IV Encontro foram apresentadas várias experiências de usinas com aplicação de adubos foliares.
Veja mais informações na revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.

Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.