Usina São Luiz ganha nova ferramenta para controle de plantas daninhas em MPBvoltar

Publicado em : 11/07/2018
Usina São Luiz ganha nova ferramenta para controle de plantas daninhas em MPB
Na Usina São Luiz, canavial tratado com Stone ficou limpo e livre de invasoras

O manejo de herbicidas nessa modalidade de plantio ainda é uma incógnita na cabeça de vários profissionais do setor

O plantio de Mudas Pré-Brotadas (MPB) cria condições para que o produtor tenha um canavial mais sadio, uniforme e menos suscetível a pragas e doenças. No entanto, este material não estará imune a interferência das plantas daninhas, que podem prejudicar o potencial produtivo da cultura.

Como o manejo de herbicidas nessa modalidade de plantio ainda é uma incógnita na cabeça de vários profissionais do setor, a FMC abordou o tema durante o Tour Stone, indicando o produto para o controle das invasoras, por ser altamente seletivo e com um amplo espectro de controle.

Uma das áreas de MPB visitadas pelos participantes do Tour Stone foi na Usina São Luiz, localizada em Ourinhos, SP. A empresa separou um canavial recém-plantado com mudas pré-brotadas para avaliar os efeitos do herbicida nas plantas daninhas infestantes do local.

O supervisor agrícola da Usina São Luiz, João Henrique Dias Perino, conta que teve uma grata surpresa na área testada. “Na testemunha, foi possível observar uma alta infestação de diversas ervas, como fedegoso e capim-colchão. Enquanto isso, o canavial tratado com Stone estava limpo e livre de invasoras.”

O experimento na São Luiz se mostrou ainda mais promissor quando observado que o Stone fora aplicado apenas sete dias antes do transplantio das mudas. “Tínhamos como padrão a aplicação de herbicidas após a colocação das mudas no campo. Por isso, os testes com Stone se mostraram de grande valia, pois ganhamos mais uma ferramenta para o controle de plantas daninhas em MPB.”

Outro ponto positivo destacado por Perino é relacionado a seletividade e segurança do Stone. Segundo ele, a maioria das unidades agroindustriais fazem vista grossa para essas características. Na maioria das vezes, visam apenas o controle ofertado pelos produtos. Não a São Luiz, que busca sempre focar em ambos aspectos.
Veja matéria completa na editoria Capa na edição 55 da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.


Fonte: CanaOnline
  • Imprima
    esse Conteúdo
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •