Usina São Manoel reduz captação de água
17-03-2015

A água que abastece a Usina São Manoel, localizada em São Manuel, SP,vem de circuito fechado, com alto porcentual de reuso. A empresa também possui um dos menores índices de uso de água do setor por tonelada de cana. 

O cultivo de cana-de-açúcar, na região onde está a usina, se beneficia de boas condições pluviométricas e de solo para o plantio. Por isso, a irrigação plena não é praticada nos canaviais. Há consumo de água apenas no processo industrial, em que a matéria-prima é processada para se transformar em açúcar, etanol, levedura seca inativa hidrolisada e autolisada, e bioeletricidade. Para suprir a própria demanda, possui outorgas regulares para captações superficiais e de poços profundos.
A usina reduziu em 22% em relação à safra 2012/2013 a captação específica por t/cana moída, decorrente de série de melhorias introduzidas ao longo do período, com destaque para a operação do sistema de resfriamento de excedentes de condensados de vapor vegetal. Na São Manoel, o nível de captação de água está em menos de 1 m³/t de cana. No ciclo 2012/2013, o volume de água captado foi de 0,76 m3/t de cana.Já na safra 2014/2015, a média foi menor ainda, chegando a 0,57 m3/t de cana.
Outra iniciativa adotada pela São Manoel foi a substituição, no processo de destilação, do vapor de escape borbotado nas colunas B por vapor vegetal, o que economiza vapor de escape e, consequentemente, água. Porém, ainda sem alterar a relação vinhaça/etanol. Esta era uma meta da organização, que foi atingida em maio de 2014. Hoje, a São Manoel alcançou a reutilização de 96% da água necessária ao processo da empresa.
Veja mais informações revista digital CanaOnline. Baixe grátis o aplicativo da CanaOnline para tablets e smartphones e carregue as edições no celular. Ou visualize no site – www.canaonline.com.br