Usina Viralcool realiza missa pré-safra 2014/2015 nessa sexta-feira
04-04-2014

A Viralcool marcou para essa sexta-feira (4), a partir das 7h, a missa que antecede a abertura da safra 2014/15, mas a colheita mesmo deve ter início entre os dias 14 a 22 desse mês, ou seja, quase quinze dias após a previsão inicial.

A área de colheita desta safra é de 27 mil hectares de cana de açúcar que deverá produzir 2,3 milhões de toneladas da matéria prima e render 44 milhões de litros de etanol anidro, 31 milhões de litros de etanol hidratado, 3,4 milhões de sacas de açúcar, sendo 300 mil sacas do tipo VHP; 1 milhão do tipo VVHP; e 2,1 milhões do tipo branco, a maioria para exportação.

Além disso, a moagem produzirá 1.500 toneladas de levedura e 85.500 MW/h de cogeração de energia, vendida à CPFL – Companhia Paulista de Força e Luz.

Com relação à safra passada, que foi de 1,88 milhão de toneladas de cana, a lavoura desse ano teve uma expansão de 7 mil hectares para moagem, mas devido a estiagem ocorrida de novembro ao final de fevereiro, a produtividade do canavial vai sofrer uma queda de aproximadamente 13%.

Essa queda se dá também em função das geadas ocorridas entre julho e agosto que afetaram os canaviais colhidos no inicio da safra 13/14, ou plantadas de janeiro a junho. Entretanto as que foram colhidas no final de safra praticamente não foram afetadas, e, caso não ocorra nova estiagem, alcançarão boa produtividade. Esse ano a Viralcool deve ampliar sua área de cultivo de cana em mais 6.300 hectares; até o momento plantou 2.600 hectares. A falta de chuva não afetou o cultivo somente de cana-de-açúcar, mas também de soja, prejudicando a formação e o enchimento do grão.

“O plantio de leguminosas para a Viralcool tem como objetivo primordial a produção de matéria seca e a fixação de nitrogênio no solo, visando sua conservação e melhor utilização, o que não foi afetado pela estiagem”, explica o engenheiro agrônomo, Flávio Bazzo.