Usinas apostam na adubação foliar para incremento de produtividade
25-09-2018

Ganhos médios figuram na casa das 6 TCH. Aplicação deve ser realizada em locais com alto potencial produtivo

Leonardo Ruiz

Várias são as ferramentas disponíveis na busca por produtividade e qualidade da cana-de-açúcar. A adubação foliar, tão presente em culturas como soja, milho, citrus e café, começa a ganhar escala no setor canavieiro. A técnica consiste na aplicação de micro (cobre, manganês, zinco, ferro, cloro, boro e molibdênio) e macronutrientes (nitrogênio, fosforo e potássio) diretamente sobre as folhas da cana durante seu período de maior desenvolvimento vegetativo, entre os meses de novembro e dezembro, aproveitando sua capacidade de absorção de nutrientes.

O professor de adubos e adubação do Departamento de Ciência do Solo da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ/USP), Rafael Otto, explica que a adubação convencional, via solo, apresenta baixa eficiência no uso dos nutrientes, pois processos como imobilização, lixiviação e volatizaçãodiminuem sua disponibilidade para as plantas. “Adubação via solo é uma prática rotineira no setor. Porém, o solo fixa e absorve esses nutrientes, tornando-os indisponíveis para a parte aérea das plantas. Assim, quando aplicamos via folha, não haverá contato dos nutrientes com o solo, o que aumenta a eficiência da absorção e, consequentemente, da adubação.”

Por esse motivo, mesmo em pequenas quantidades, a adubação foliar pode levar a ganhos de produtividade ao redor de 10%. Há, ainda, uma interferência positiva, mas menos constante, na qualidade da matéria prima. “Diversas usinas tem registrado ganhos que variam de 4 a 8 toneladas de cana por hectare (TCH)”, observa Otto.

Todavia, o pesquisador ressalta que a adubação foliar não deve ser vista como substituta, mas complementar/suplementar a adubação de base, visando fornecer nutrientes fundamentais ao acúmulo de biomassa durante a época de maior crescimento das plantas.

Veja matéria completa na editoria Nutrição da edição 58 da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.