Usinas de etanol nos EUA produzem volume recorde de 994 mil barris/dia
26-06-2015

A produção média de etanol nos Estados Unidos, feito a partir do milho, foi de 994 mil barris por dia na semana passada, maior nível já registrado, de acordo com dados publicados nesta quarta-feira, 24, pela Administração de Informação de Energia do país (EIA, na sigla em inglês). O volume representou aumento de 1,4% ante a semana anterior.

De acordo com analistas, os lucros do setor de biocombustíveis estão superando as expectativas, o que explica o resultado. Considerando a queda acentuada dos preços internacionais do petróleo no final do ano passado, os lucros da produção de etanol estão "surpreendentemente robustos" neste ano, afirmou o economista Scott Irwin. Segundo ele, o aumento dos preços da gasolina nos Estados Unidos desde o início do ano ajudou a elevar as margens do setor, enquanto os preços do milho não se recuperaram inteiramente desde a queda do último outono.

Já os estoques do biocombustível diminuíram na semana encerrada no dia 19, para 19,8 milhões de barris, indicando maior demanda pelo produto.

Os números de produção de etanol nos Estados Unidos são um importante indicador da demanda interna por milho. No país, o biocombustível é fabricado principalmente a partir do cereal, e a indústria local consome cerca de um terço da safra doméstica do grão.