Usinas participam de encontro com potenciais fornecedores em Uberaba
13-06-2016

O presidente da SIAMIG, Mário Campos, e representantes das usinas Delta Suroenergia, Vale do Tijuco (CMAA) e Bunge, participaram ontem do 1º Encontro de Negócios do Setor Sucroenergético, promovido pela Sebrae-Minas e apoiado pela FIEMG Vale do Rio Grande, com 43 empresas da região, potenciais fornecedores de diversas áreas para o setor, como mecânica, caldeiraria, segurança do trabalho entre outras.
O foco do Sebrae-Minas são as micro e pequenas empresas (além das 43 que participaram tiveram mais 40 inscrições que ficaram na lista de espera para possíveis contatos), que tiveram a oportunidade de apresentar os produtos e serviços para os representantes do setor, além de contarem com uma apresentação de cada usina sobre o funcionamento da forma de contratação dos serviços, prazos, sistema de cotação entre outros.
Mário Campos enfatizou que o setor está em processo de recuperação, começando a sair de uma crise muito forte que tem interesse na criação em Minas Gerais, nas principais regiões produtoras como Uberaba, de um polo de fornecedores de serviços e equipamentos. Ele ressaltou que as empresa precisam ser competitivas, ter qualidade e compromisso, principalmente, porque o setor funciona de forma intensiva durante sete a oito meses do ano e não pode ter interrupções devido a problemas de peças ou serviços. “ Os fornecedores terão que ter flexibilidade e compromisso, entendendo bem o processo produtivo do setor”, destaca.
O presidente da SIAMIG também citou a importância dos fornecedores abrirem o seu leque de setores de trabalho e lembrou que durante os últimos anos o de petróleo e gás foi a grande vedete da economia e agora se encontra em dificuldades, por isso a importância da diversificação, já que a economia é cíclica. “Certamente os fornecedores irão precisar também de qualificação seja na gestão ou técnica e poderá haver necessidade de uma parceria do setor, Sebrae e Fiemg”, afirmou.