Usinas zumbis lutam para se manter no setor
07-07-2016

Umas estão moendo, outras pretendem voltar a moer, mas o sucateamento compromete o desempenho

Os trabalhos de solda têm sido o grande destaque nas últimas safras nas unidades sucroenergéticas. É um tal de dar um jeitinho, fazer uma gambiarra aqui, outra ali. Manutenção completa nem pensar. Pintura virou luxo. Muitas usinas nem lembram mais o que é equipamento novo.

Também não é para menos, 85 usinas produtoras de cana-de-açúcar no país encontram-se em situação de recuperação judicial. Muitas estão paradas, já as que estão moendo, a maioria está “ meia boca”. Estão vivas, mas nem tanto, parecem zumbis com tantos reparos e desempenho deficiente.

Mas o setor está se recuperando, o cenário futuro é muito bom, então, as usinas zumbis entre uma parada e outra de moagem vão se arrastando para ver se alcançam o “pote de ouro”. Para algumas, esse eldorado está mais próximo, outras não conseguiram chegar.

Mas as notícias sobre a recuperação do setor são tão boas, que até animam as usinas já mortas a retornarem à vida, vão engrossar a lista de usinas zumbis. Enquanto isso, a cadeia sucroenergética torce para que tenham um final feliz, que não só consigam sobreviver, mas que faturem para poder investir em manutenção, pintura e até em novos equipamentos, deixando de ser zumbi e voltando a ser unidade sucroenergética.

Veja mais informações na revista digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.