Uso de nematicidas químicos e biológicos são ferramentas para conter o avanço dos nematoides, a praga invisível
17-08-2018

Os nematoides estãopresentes em mais de 70% dos canaviais, levando a perdas de até 50% da produtividade

Nem todo mundo acredita que os nematoides existam, por ser invisível. Aproveitando-se dessa “camuflagem”, essa praga já tomou proporções alarmantes, estando presente em mais de 70% dos canaviais, podendo levar a perdas de até 50% da produtividade.

Mas aFMC AgriculturalSolutionsnão só acredita como a mais de 40 anos investe no desenvolvimento de defensivos para o controle de nematoides, e conta, atualmente, com dois nematicidas – um químico e um biológico – para combater esse inimigo invisível da agricultura.

O primeiro deles é o Marshal Star, nematicida químico mais concentrado do mercado, com 700g de ativo por litro, o que garante maior eficiência de controle, mesmo com uma recomendação de apenas quatro litros por hectare. “Esse é um produto com alta sistemicidade e efeito rápido, proporcionando resultados excelentes de incremento em produtividade”, afirma o gerente regional de marketing Cana & Floresta da FMC, Vinícius Batista.

Já o recém-lançado Quartzo é o primeiro bionematicida registrado para o controle de nematoides em cana-de-açúcar. O produto atua por meio das bactérias bacillussubtilis e bacilluslicheniformis que se multiplicam na raiz fazendo com que ela tenha melhor desenvolvimento desde o estabelecimento da cana, o que pode entregar ganhos médios na ordem de 15% em produtividade. Sua aplicação pode ser feita no momento do plantio, transplantio de mudas, durante o ciclo de cultivo ou após a colheita.

FMC LANÇOU PROJETO “COMANDO NEMATOIDE”

Para ampliar o controle dos nematoides, a FMC AgriculturalSolutions lançouo projeto “Comando Nematoide”. A iniciativa tem como objetivo levar capacitação e informação técnica aos produtores do País sobre a prevenção e o controle efetivo desses inimigos invisíveis. Em parceria com a DMLab - empresa referência em análises nematológicas -, a FMC montou um laboratório móvel com as tecnologias necessárias para levar as melhores práticas e ferramentas para o manejo efetivo da praga.

Ao todo, serão percorridos 10 estados, mais de 100 cidades e cerca de 200 fazendas em aproximadamente um ano. Em cada uma delas, será realizado o evento técnico “Comando Nematoide”, onde serão abordados temas relevantes sobre o manejo da praga, como as melhores metodologias de coleta de solo e raiz, conferindo maior qualidade à amostra enviada ao laboratório, apresentação dos principais gêneros de nematoides e seus possíveis danos às culturas em questão e as melhores ferramentas para o controle integrado da praga. Um conjunto de técnicas que envolvem soluções químicas e biológicas para o controle efetivo dos nematoides na cultura.

“O principal objetivo do projeto é levar ao agricultor informações que sejam relevantes para ajudá-lo no manejo integrado da praga e, para isso, a FMC irá disponibilizar um material técnico com cartilha sobre a praga e seu manejo, artigos, vídeos informativos, entre outros, por meio de um hotsite e um aplicativo exclusivos do projeto, onde também será possível realizar o cadastro para participar dos eventos, acompanhar o roteiro de visitas do laboratório móvel, esclarecer dúvidas e enviar notificações”, comenta o Gerente de Produto da FMC, Vinicius Faria.

“Essa ação inovadora posiciona a FMC ainda mais como uma parceira dos produtores, oferecendo as soluções necessárias para a melhoria constante da qualidade da agricultura nacional, além de contribuir com a identificação e solução de problemas que possam prejudicar o desempenho das culturas agrícolas.”

Veja matéria completa na editoria Capa da edição 56 da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.