Vai renovar o canavial? Cuidado com a sanidade da muda, com ela pode ir o Sphenophorus levis
08-12-2016

Sphenophorus voa curto, mas caminha a 80 quilômetros por hora

O setor inicia uma corrida de plantio de cana, e já há falta de muda disponível para cobrir as áreas de renovação, o que estimula a transformar cana comercial de terceiro, quarto corte em cana-muda. Este foi um dos erros da última expansão canavieira ocorrida em boa parte da primeira década dos anos 2000, a cana conquistou novas fronteiras, mas espalhou pragas Brasil afora.

Uma delas é o Sphenophorus levis, o popular bicudo da cana, a praga que está provocando estragos no canavial, tem uma capacidade de voo restrita – máxima de 300m, o deslocamento do macho é de três metros por dia e da fêmea de cinco metros –, sugerindo que a dispersão do inseto a longas distâncias dá-se através das mudas retiradas de local infestado e transportadas por caminhão, por isso, dizem que o Sphenophorus voa curto, mas caminha a 80 quilômetros por hora.

O principal motivo da infestação foi a utilização de mudas sem procedência. A praga é de difícil controle e quando a infestação é intensa é preciso eliminar a soqueira, através de uma aração nas linhas de plantio, procurando revolver os restos culturais e expor as larvas à ação dos raios solares e inimigos naturais. Cerca de 2 a 3 semanas após, complementa-se essa operação com enxada rotativa para triturar e acelerar a seca do material. Duas semanas depois, faz-se o preparo normal do solo.

O certo é triturar a soqueira utilizando o eliminador de soqueiras. Já há usinas que passaram a utilizar esse equipamento rotineiramente não só para o Sphenophorus, mas também para nematoides, por exemplo. A época correta para renovar as áreas é de junho a setembro, período em que as larvas estão devorando a cana. Após a área limpa, realiza-se o plantio, obviamente com mudas sadias.

Veja mais informações na revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.