Vantagens com a adoção da canteirização no canavial
10-12-2014

Na canteirização, o caminho das rodas dos tratores e implementos é deixado eternamente como rota e prepara-se apenas o solo dos canteiros

Esse sistema faz com que as rodas permaneçam sempre sem pisotear a linha de cana, que será plantada como uma grande horta, em canteiros. Embora não seja uma técnica relativamente nova, já que teve seu início há cerca de 10 anos, a canteirização tem sido mais adotada nos últimos anos devido à popularização da agricultura de precisão.
Com a adoção dessa técnica, o produtor poderá obter maior altura e diâmetro de colmos, além de maiores produtividades e longevidades das socas. Porém, é possível, também, haver maior tombamento e aumento de impurezas. Além disso, se não houver critério na colheita, há maiores possibilidades de arranquio de soqueiras.
Pesquisadores relatam, ainda, que certas variedades responder melhor a canteirização do que outras. A RB867515 e a RB855156 registraram melhores germinações. A RB835054 irá ter sua longevidade impulsionada. Além disso, com esse processo, há melhoria do ambiente de produção e maior oportunidade de plantio de variedades mais exigentes, como a RB966928.

Veja matéria completa na editoria Mecanização na edição 16 da revista digital CanaOnline. Visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones e receba a revista no seu celular – www.canaonline.com.br