Vantagens da concentração de vinhaça
22-07-2014

A Rio Pardo, localizada no município de Cerqueira César, SP, é uma das usinas que já se beneficia das vantagens de utilizar a concentração de vinhaça em seus processos diários. O equipamento, que trabalha com vazão de entrada “in natura” de 110 m³/h para uma saída concentrada de, aproximadamente, 15m³/h, foi adquirido em 2009 devido à condição agrícola da unidade, que possui, em seu entorno, áreas de pastagens e laranjais, sendo que os canaviais se encontram em locais relativamente distantes. Dessa forma, a concentração do resíduo resulta em queda dos custos operacionais.

Segundo Carlos Alberto Caserta, gerente industrial da unidade, a vinhaça “in natura” é utilizada para fertirrigar as áreas que se encontram de 10 km a 15 km da unidade industrial, já a concentrada foi à solução para os canaviais mais afastados. “A principal vantagem desse sistema é a redução dos custos com a logística. O custo da vinhaça “in natura” gira em torno de R$ 1400,00/ha, já a concentrada fica em R$ 480,00/ha”, afirma.

Com a concentração da vinhaça, a usina conseguiu, ainda, diminuir o uso de água na indústria, em aproximadamente 0.20 m3/ton cana. “Isso acontece porque eu consigo reutilizar a água evaporada da vinhaça, reduzindo a captação, podendo ser utilizada na diluição do fermento na fermentação e no preparo do mosto”, finaliza Caserta.

Veja matéria completa na editoria Indústria na edição 10 da revista digital CanaOnline, visualize no site, baixe o pdf ou o aplicativo grátis para tablet e smartphone – www.canaonline.com.br