Variedades de cana resistentes garantem maior longevidade ao canavial
22-06-2015

Fator importante e que norteia as pesquisas de melhoramento da RIDESA (Rede Interuniversitário para o Desenvolvimento do Setor Sucroenergético) é o trabalho contínuo por liberar variedades competitivas e que passem segurança aos produtores, principalmente com relação a resistência às doenças da cana. “Afinal, variedades resistentes proporcionam maior longevidade aos canaviais e, consequentemente, geram menores custos de produção aos seus usuários”, diz o pesquisador Roberto Chapola, do Programa de Melhoramento Genético de Cana-de-açúcar (PMGCA) da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos).

“O empenho dos pesquisadores na condução dos trabalhos de seleção e experimentação é fundamental e deve estar relacionado às demandas do produtor”, afirma.

Inclusive, é a melhor maneira de controlar a incidência da ferrugem alaranjada em cana-de-açúcar. Segundo Chapola, o plantio de variedades resistentes à doença é considerado o método ideal para controlar esta doença por ser aplicável em áreas extensas e por não causar impactos ambientais significativos.

“Assim como ocorreu para a ferrugem marrom, detectada no país em 1986 e de ocorrência limitada atualmente, as variedades resistentes também serão o principal meio para controlar a ferrugem alaranjada no Brasil”, sublinha Chapola.

E aderir a materiais mais resistentes à doença não gera custos adicionais ao produtor, pois a resistência é uma característica genética, que está incorporada à variedade. Basta ao produtor optar por materiais varietais que agreguem boas características agronômicas e resistência à ferrugem alaranjada, além de outras doenças importantes.
A RIDESA irá liberar em 2015 clones resistentes à ferrugem alaranjada, que passaram por experimentos em que apresentaram resistência à doença. São eles os seguintes materiais: RB975952, RB985476, RB975201 e RB975242.


Veja mais notícias na Revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br.