Vem aí o V Encontro Cana Substantivo Feminino
30-09-2015

O maior encontro das profissionais do setor sucroenergético, o Cana Substantivo Feminino, chega a 5ª edição e já tem data e local para acontecer: 10 de março de 2016, no Centro de Cana do IAC, em Ribeirão Preto. O encontro aborda temas sobre qualificação profissional, geração de renda, preservação ambiental, mercado de trabalho, ganhos de produtividade. A análise de cada tema é sempre sob a ótica feminina ou envolvendo direta ou indiretamente a participação da mulher.

No Encontro de 2016, um dos temas debatidos será o alcance da igualdade de gênero por meio do fortalecimento das mulheres e meninas. Entre as igualdades está a salarial. O Brasil está na posição 124, entre 142 países, no ranking de igualdade de salários por gênero. Entre os 22 países das Américas neste ranking, aparece em 21º lugar, à frente apenas do Chile e atrás de países como Honduras, Panamá e Bolívia.
Segundo o relatório Progresso das Mulheres no Mundo 2015-2016: Transformar as economias para realizar os direitos, publicado pela ONU em 2015, a diferença entre a remuneração de homens e mulheres diminuiu de 38% em 1995 para 29% em 2007.
Mesmo assim, de acordo com a pesquisa Estatísticas de Gênero 2014, do IBGE, a renda média das brasileiras corresponde a cerca de 68% da renda média dos homens.
Para o ranking do Fórum Econômico Mundial, a desigualdade de gênero em um país é calculada a partir de uma série de variáveis: fatores econômicos, saúde, educação e participação política das mulheres em comparação com os homens em determinada sociedade.

Os especialistas medem não só a participação econômica das mulheres – ou seja, quantas elas são na força de trabalho de um país –, mas também a oportunidade econômica, que se relaciona com a qualidade dos empregos que as mulheres têm mais possibilidades de conseguir.


O Encontro é gratuito e logo as inscrições serão abertas. Cana Substantivo Feminino saiba mais no site: www.canasubstantivofeminino.com.br