Venda direta do etanol não traz benefício ao consumidor, diz presidente da UNICA
06-07-2020

Após a aprovação das diretrizes do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) para que o etanol possa ser vendido das usinas diretamente para os postos de combustíveis, Evandro Gussi, presidente da União da Indústria de Cana de Açúcar (UNICA) diz que a mudança não irá mudar muita coisa para o consumidor.

"Todos os estudos que vemos mostra que não haverá alteração relevante com a mudança. Apesar de tirar a distribuidora, você mantém as estruturas de custo. Calculamos que menos de 5% do mercado irá optar pela venda direta."

Gussi diz que a UNICA não se opõe a medida, mas que o foco para o setor devia ser o RenovaBio, programa da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) que irá estabelecer o sistema de créditos de carbono no Brasil, mas que a tributação que está atrapalhando a implantação do projeto.

"Para a sustentabilidade do Brasil, o RenovaBio é a grande cartada do país para o mundo, mas temos o desafio de resolver a tributação, que está equivocada para padrões internacionais."

https://www.cnnbrasil.com.br/business/2020/07/04/venda-direta-do-etanol-nao-traz-beneficio-ao-consumidor-diz-presidente-da-unica

Fonte: CNN