Versão atualizada de plantadora é destaque da DMB na Agrishow 2019
23-04-2019
Empresa lançara no evento o controlador de taxa fixa, que eleva ainda mais a eficiência operacional da PCP 6000 Automatizada
A versão completa e atualizada da Plantadora de Cana Picada - PCP 6000 Automatizada, incluindo o lançamento do controlador de taxa fixa – tecnologia incorporada ao equipamento –, é a grande atração da DMB Máquinas e Implementos Agrícolas na Agrishow 2019, que acontece em Ribeirão Preto, SP, de 29 de abril a 3 de maio.
Esse novo recurso (opcional), desenvolvido e adaptado pela Engenharia da empresa para a PCP 6000 Automatizada, eleva ainda mais a eficiência operacional da plantadora da DMB. O controlador de taxa fixa mantém as dosagens calibradas e programadas de insumos (adubo, fungicida e inseticida) e de mudas de cana, mesmo que ocorra a alteração da velocidade do trator – explica o engenheiro agrônomo Auro Pereira Pardinho, gerente de marketing da empresa.
Áreas não uniformes, o tipo de solo, uma patinagem de trator pode provocar a alteração de velocidade – exemplifica. Essa variação altera as velocidades das esteiras e dos fluxos de insumos e de mudas. Os controladores de taxa fixa asseguram que as dosagens calibradas sejam realmente aplicadas, mesmo que ocorra oscilação na velocidade. “Há uma compensação”, observa.
Outra novidade – lançada recentemente – da plantadora são as caixas de calcário, que contribuem para o aumento da eficiência operacional do plantio e ganhos de produtividade. A incorporação dessa melhoria na máquina otimiza a utilização de insumos, possibilitando a aplicação de calcário junto com o adubo – diz Auro Pardinho.
Para que ocorra um melhor aproveitamento dos benefícios do calcário – aplicado no sulco do plantio –, a recomendação é o uso do produto de alta reatividade, de boa qualidade. “Deve ser utilizado calcário seco, acondicionado em bag, que não tenha impureza e nem muita absorção de umidade”, diz.
Esse sistema de distribuição de calcário da plantadora possui duas caixas, que têm capacidade de 300 quilos cada uma, em média, dependendo das características e o tipo do insumo utilizado. O desenvolvimento desse recurso exigiu a realização de diversos testes e avaliações da área de Engenharia da DMB.
A exposição da versão atualizada da PCP 6000, durante a feira de tecnologia de Ribeirão Preto, incluirá ainda o sulcador com dispositivo destorroador, acessório da plantadora, que aprimora, simplifica e barateia o preparo do solo. Lançado na própria Agrishow do ano passado, esse sulcador possui uma haste que pode atingir a profundidade de até quarenta centímetros, utilizada na eliminação de torrões e ondulações do terreno.
O uso do sulcador com dispositivo destorroador cria um ambiente propicio para a brotação da gema, reduzindo o número de falhas e a quantidade de mudas utilizadas no plantio. Esse acessório diminui as operações convencionais de preparo do solo. Pode ser adquirido com a plantadora ou separadamente, caso o produtor ou a usina já possua a PCP 6000 Automatizada.
Todos os recursos incorporados à plantadora (controlador de taxa fixa, distribuidora de calcário e sulcador com dispositivo destorroador) estão otimizando a performance da PCP 6000 Automatizada, que já tem revolucionado o plantio mecanizado de cana-de-açúcar devido ao seu avançado sistema de distribuição de toletes, que deposita no sulco somente a cana necessária para o plantio. A plantadora da DMB tornou-se inclusive fundamental para que usinas e produtores utilizem no plantio mecanizado uma quantidade de mudas bastante próxima a usada no plantio manual.
Plantio e soqueira – A DMB estará expondo na Agrishow 2019 praticamente a linha completa para plantio e trato de soqueira, informa Auro Pardinho. Outra novidade da empresa – lançada este ano –, que será também apresentada na feira, é o sulcador com aplicador de adubo e calcário, voltado principalmente para o atendimento de demandas de fornecedores de cana que fazem o plantio convencional (manual), inclusive em áreas com desdobra de meiosi. Esse implemento otimiza a utilização dos insumos, distribuindo ao mesmo tempo adubo e calcário no sulco do plantio – ressalta o gerente de marketing.
A DMB incorporou ao sulcador com aplicador, para áreas com plantio manual, a mesma tecnologia usada no Distribuidor de Adubo e Calcário, que garante a aplicação do corretivo da acidez do solo com total fluidez. Esse sistema possibilita a aplicação desse insumo, inclusive o de alta reatividade, de maneira eficiente e constante, sem falhas. O Distribuidor de Adubo e Calcário, que é voltado para cana soca, será exposto também na Agrishow.
O estande da DMB terá, entre os diversos itens que compõem a sua linha de adubadores, o modelo 1250 H que corta a palha e coloca o adubo dos dois lados da linha da cana exatamente onde cresce o sistema radicular da planta. Como enterra o fertilizante, esse adubador de disco possibilita o uso de fonte nitrogenada com base em uréia, pois não há, nesse caso, perda por volatização.
Outro destaque da DMB na Agrishow será o adubador 5500. “É versátil. Oferece a opção de aplicar um elemento enterrado e outro em superfície ou os dois em superfície. Pode enterrar, por exemplo, o nitrogênio e aplicar o potássio em superfície. É um implemento preparado para receber a instalação da taxa variável”, detalha.
Segundo Auro Pardinho, a empresa vai expor na Agrishow em torno de trinta equipamentos. Entre os destaques está a carreta sulcadora e distribuidora de torta de filtro para aplicação do composto no sulco do plantio. Haverá também a apresentação da versão com o Kit soqueira, que possibilita a utilização da torta de filtro nas áreas de cana após o período de colheita.
Serão expostos ainda diversos modelos de quebra lombo, toda a linha de aplicadores de inseticidas, eliminador mecânico de soqueira, desenleirador de palha para cana crua, entre outros itens.
“A Agrishow é uma excelente vitrine, que favorece a realização de bons negócios e contatos. Algumas vendas, iniciadas durante o evento, são concretizadas após a realização da feira. A expectativa é positiva”, afirma.

Sobre a DMB
Localizada em Sertãozinho, SP, a DMB Máquinas e Implementos Agrícolas possui modernas instalações, que ocupam mais de 10.000 m² em uma área de aproximadamente 50.000 m². Com quase 55 anos de existência, a empresa – fundada em 5 de agosto e 1964 – fabrica uma extensa linha de implementos que são utilizados em todas as fases de desenvolvimento da cultura da cana-de-açúcar. Os equipamentos da DMB estão presentes em todas as regiões canavieiras do Brasil e também em outros países produtores de cana da América do Sul, América Central, Caribe e África.

