VIII Encontro Cana Substantivo Feminino terá interação café com cana
17-01-2019

VIII Encontro Cana Substantivo Feminino terá interação café com cana
VIII Encontro Cana Substantivo Feminino terá interação café com cana

Mulheres da cana-de-açúcar e do café trocarão experiências sobre a maior participação feminina no agronegócio e como obter uma produção sustentável

A cana-de-açúcar e o café são as duas culturas agrícolas mais tradicionais do país. A cana aportou no Brasil logo após o seu descobrimento, nos primeiros anos do século XVI. Foi a primeira atividade econômica do Brasil-colônia, que se tornou o maior produtor de açúcar do mundo, perdeu o posto no século XIX, mas no século XX voltou a ocupar o primeiro lugar na produção de cana-de-açúcar.

O café chegou ao Brasil no século XVIII, o primeiro registro aponta 1727,mas apenas em 1825 que o cultivo de café passou a ganhar grandes proporções e há 150 anos o país se mantém com o maior produtor de café do mundo.

As duas culturas têm grande peso histórico, cultural, social e econômico. O café “dos Barões” e a cana “dos Senhores de Engenho”, são as duas últimas grandes culturas a adotarem a mecanização na lavoura e estão aprimorando o processo.

A busca pelo aumento de produtividade, da qualidade da matéria-prima e pela diversificação de produtos, move as duas culturas. No entanto, no quesito participação feminina, o café ganha de longe, além do grande volume de produtoras, elas são organizadas, desde 2012, mulheres de diferentes regiões cafeeiras do país criaram a Aliança Internacional das Mulheres do Café – IWCA Brasil, hoje já existem nove núcleos regionais do IWCA Brasil.

No VIII Encontro Cana Substantivo Feminino, as mulheres do café vão contar para as mulheres da cana-de-açúcar como conseguiram essa mobilização e ocupar cada vez mais espaço na atividade.
Durante o VIII Encontro será lançado a edição impressa do livro: As mulheres do café do Brasil – produzido pela IWCA – Brasil – Associação das Mulheres do Café e em Embrapa. E servirá de inspiração para a produção do livro: As mulheres da Cana-de-Açúcar do Brasil.

O VIII Encontro Cana Substantivo Femininoacontece em 21 de março de 2019, no Centro de Cana do IAC em Ribeirão Preto, SP, e as inscrições estão abertas, abertase têm o valor de R$ 50,00. A renda com as inscrições será revertida integralmente para as duas instituições. Além do acesso aos debates e ao test-drive com máquinas agrícolas, a inscrição dá o direito ao café de boas-vindas, brunch, coquetel de confraternização e sacola oficial do evento recheada de mimos.

Para se inscrever basta enviar um e-mail para luciana@canaonline.com.br
E informar nome, empresa, função e fone. Encaminharemos um boleto para o pagamento da inscrição.

Veja mais informações sobre o Encontro Cana Substantivo Feminino no site www.canasubstantivofeminino.com.br

Fonte: CanaOnline