Vinte empresas recebem a certificação aeroagrícola sustentável
14-04-2014

O programa de Certificação Aeroagrícola Sustentável (CAS) tem as primeiras empresas certificadas. Das 25 empresas que solicitaram a certificação, 20 foram certificadas referentes ao Nível I que consiste na comprovação da regularização legal das operações. 

A partir do segundo semestre de 2014, essas empresas já poderão participar do Nível II do CAS que atestará a qualificação tecnológica da empresa para a tecnologia de aplicação sustentável.

As empresas que ainda não se inscreveram para o programa poderão fazer através do site www.cas-online.org.br. O objetivo do CAS é incentivar a capacitação e a qualificação das empresas de aviação agrícola e de operadores aeroagrícolas privados.

O CAS é um programa de certificação realizado pela Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (FEPAF), em parceria com a ANDEF (Associação Nacional de Defesa Vegetal) e o Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (SINDAG), tendo como entidades coordenadoras a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (FCA/UNESP-Botucatu), a Universidade Federal de Lavras (UFLA) e a Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

“Estamos confiantes de que a certificação contribuirá para o avanço do nosso setor, uma vez que nosso programa intensifica os cuidados com a aplicação aérea, diminuindo riscos de acidentes e também proporcionando mais capacitação e incentivo a tecnologia no campo. Precisamos acabar com os mitos sobre a aviação agrícola que prejudicam o produtor e o agronegócio como um todo”, destaca Fábio Kagi, gerente de educação da ANDEF.

A divulgação oficial foi feita na semana passada na sede da Sana Agro Aérea, uma das empresas certificadas no Nível I do projeto, durante evento explicativo sobre como funciona e a importância da certificação. Além da imprensa e da equipe organizadora, estiverem presentes também as associadas da ANDEF e representantes da Embraer, Unica e SINDIVEG.