Elas dominam a química!

Elas dominam a química!
Representantes do grupo de 27 mulheres que atuam na Engclarian/Metagua

O laboratório é território feminino. Nele, as mulheres desenvolvem soluções para melhorar a atividade sucroenergética

No universo da cana, uma das primeiras áreas em que a mulher passou a marcar maior presença, foi a dos laboratórios. Dentro das usinas, as químicas, biólogas, biomédicas, técnicas em química ou em açúcar e álcool, se concentram em grande parte na área de Pagamento de Cana por Teor de Sacarose (PCTS). A função é analisar a cana que está entrando na usina e, apurar o teor de sacarose contido nela. Por meio da análise, encontra-se o coeficiente de Açúcares Totais Recuperáveis (ATR), que será multiplicado pelo valor de tonelada de cana. E, assim, chega-se na remuneração da cana do fornecedor.

Mas esta é apenas uma das funções dos profissionais do laboratório, que, com o aumento do corte mecanizado, ganharam ainda mais relevância na indústria sucroenergética. É que aumentou muito o índice de impurezas vegetais e minerais da cana que entra na usina, e que, consequentemente, irão prejudicar a fabricação de açúcar e etanol. Tudo é analisado, inclusive a qualidade da matéria-prima, se está azeda e qual o grau de ataque de pragas e doenças. Com os dados em mãos, é possível preparar as estratégias mais eficientes para a produção de qualidade e ainda com menor custo.

Dizem que a maior presença feminina nos laboratórios, é porque elas são mais atentas, mais pacientes e com maior afinidade para trabalhos menos dinâmicos. Se é isso, não se tem muito certeza, mas é fato que elas dominam os laboratórios, não só das usinas, mas de muitas empresas fornecedoras de produtos e serviços para o setor.

Polímeros de alta performance e personalizados

É o caso da Engclarian, que produz polímeros de alta performance, e da Metágua,que desenvolve projetos e equipamentos para tratamento de águas, sistema de clarificação, filtração, troca iônica e osmose reversa. Gerando água ultra pura para alimentação de caldeiras de alta pressão; e em geral toda a planta de energia operando pressões até 100bar. Empresas localizadas em Sertãozinho, SP com fácil acesso logístico para todo estado e filial em Recife.

Veja matéria completa na editoria Tecnologia Industrial na edição 40 da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.

Fonte: CanaOnline

  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  • CAPTCHA Image
    Refresh Image