Elas são pau para toda obra!

Elas são pau para toda obra!
Integrantes da Agrifort Jr plantando café

Alunas de agronomia do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho são maioria em empresa agrícola júnior e realizam um serviço diferenciado

Luciana Paiva

A presença feminina não é mais uma raridade nos cursos de agronomia, em muitas faculdades as mulheres já representam 50% dos alunos. E para quem pensa que terra, barro, sol, chuva, insetos e mato, ingredientes comuns ao meio rural, são entraves para a ascensão das meninas, engana-se profundamente. Elas colocam a mão na massa, pegam o volante, carregam peso e também assumem a gestão do negócio.

É o que acontece com Eduardade Oliveira, aluna do 4° ano (7°período)do curso de Engenharia Agronômica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) – Campus Muzambinho. Ela é aatual diretora-presidente da empresa Agrifort Jr, criada em 19 de dezembro de 2013, por sete alunos, que contaram com o auxílio do Instituto, porém foram eles que arcaram com o dinheiro do próprio bolso para abrir o CNPJ.

Na classe de Eduarda, há 25 homens e 12 mulheres, já a Agrifort Jr conta com 13 integrantes, dos quais, oito são mulheres. A participação na empresa serve como hora complementar ao curso de agronomia. “Mas o diferencial mesmo é o peso que dá em nosso currículo, na hora de entrevista de trabalho. Afinal, foi uma experiência prática que tivemos. A Agrifort Jr. nos possibilitavivenciar os desafios, buscar soluções e realizar os tipos de serviços que enfrentaremosquando formos profissionais formados”, salienta Eduarda. O vínculo com a empresa termina quando o aluno se forma. A eleição do Presidente da Agrifort Jr é por meio de eleição, a diretoria vota se o candidato está preparado para tal cargo. O mandato é de dois anos.


Veja matéria completa na editoria Capa da edição 40 da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.

 

Fonte: CanaOnline

  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  • CAPTCHA Image
    Refresh Image