Vitivinicultura contribui para a recuperação portuguesa

Vitivinicultura contribui para a recuperação portuguesa

A ligação entre o vinho e Portugal é milenar, há registros de datam a presença de vinhas na região dois mil anos antes de Cristo

Em 2011, Portugal viveu uma séria crise financeira, e o turismo, alicerçado, em grande parte pela vitivinicultura, serviu como grande alavanca para a retomada do país. “Naquele momento de crise, os produtores de vinho conseguiram se reinventar, aumentaram ainda mais a qualidade, ampliaram o mercado, investiram no enoturismo, montaram lojas para venda aos turistas, programas de visitas guiadas, com degustação e harmonização”, diz Bernardo Barreiros Cardoso, diretor do Escritório Turismo de Portugal, do Consulado-Geral de Portugal, em São Paulo.

O movimento também incentivou as comunidades dos entornos das vinícolas à investirem no turismo, criando hotéis boutiques, promovendo melhorias nos restaurantes, valorização da gastronomia típica, passeios de barco, trem, ou então pelas fantásticas rodovias que cortam o país.

A ligação entre o vinho e Portugal é milenar, há registros de datam a presença de vinhas na região dois mil anos antes de Cristo. O país conta com 14 regiões produtoras de vinho, e além da grande quantidade de uvas nativas, Portugal tem a mais antiga região demarcada de produção de vinho do mundo. Contam que, em 1756 houve uma grande nevasca na região do Douro, aí, o Marquês de Pombal determinou que os locais onde não havia caído a neve deveriam ser registrados como indicados para o cultivo das vinhas. Assim, a região vinícola do Douro, classificada como Património Mundial pela UNESCO, foi a primeira na história do vinho a receber a Denominação de Origem Controlada (DOC).

Veja matéria completa na editoria O Agro pelo mundo, na edição 46 da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.

Fonte: CanaOnline

  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  • CAPTCHA Image
    Refresh Image