Cana Summit reforça importância do associativismo em apresentação de raio-x do produtor
11-04-2024

Auditório lotado no Cana Summit em Brasília/DF (Crédito: Divulgação)
Auditório lotado no Cana Summit em Brasília/DF (Crédito: Divulgação)

Evento também contou com homenagem para Roberto Rodrigues durante programação do primeiro dia

Com a participação de representantes das cooperativas Coplana, Coopercitrus, Coplacana e Copercana, o Cana Summit apresentou nesta quarta-feira (10), durante a programação do seu primeiro dia de evento, um Raio-X detalhado dos produtores de cana-de-açúcar do país. O levantamento traz dados sociais e econômicos do produtor de cana, os hábitos de consumo e informações sobre produção, uso de tecnologias e acesso a crédito. A pesquisa mostrou ainda a importância do associativismo e do cooperativismo para o setor ao destacar que mais de 80% dos produtores são vinculados à alguma associação ou cooperativa. 

A divulgação do estudo realizado pelo PECEGE (Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas) aconteceu dentro de um painel que pontou a visão geral do produtor e suas expectativas. Segundo o Raio-X, a classe envolve 70 mil produtores sendo que 53% possuem ensino superior completo, 70% está há mais de 15 anos na atividade, 54% não atua fora do setor agrícola, 87% tem o negócio em família e metade tem os filhos participando da produção de cana. 

Outro dado que chamou a atenção é em relação as práticas agrícolas. A pesquisa mostrou que 94,3% dos produtores realizam rotação de culturas na reforma do canavial que a soja é a principal cultura utilizada, seguida da soja e milho e posteriormente, soja e amendoim. 

"Esse Raio-X traz uma visão geral do produtor e muito pode contribuir com o setor. Dele chegamos à conclusão que a produção está nas mãos dos pequenos e que cana é associativismo e cooperativismo e a classe precisa estar unida", destacou o economista e gestor de projetos do PECEGE, Haroldo Torres, que também foi responsável por mediar o painel. 

Fortalecimento do produtor

Ainda na programação do Cana Summit deputados da cana e o ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues participaram de um fórum em que debateram as principais pautas do segmento da cana-de-açúcar.

"Precisamos mostrar o quanto a cana pode contribuir com o agronegócio. Por acreditar nos benefícios desse setor que estamos aqui e lutamos para que não haja retrocesso. Defendemos as potencialidades e a vocação do Brasil, destacando o setor sucroenergético", declarou o deputado federal Zé Vitor. 

"Não adianta falarmos que não temos representatividade se vocês não estão próximos de nós. Precisamos melhorar essa aproximação. O melhor da agricultura brasileira, vocês, produtores de cana, que produzem", ressaltou a deputada federal Marussa Boldrin, se colocando à disposição para ajudar nos pleitos dos produtores de cana. 

O painel 'Modelos e Precificação da Cana' encerrou a programação do primeiro dia de Cana Summit discutindo as diferenças nos preços e na precificação entre os países produtores de cana.

Protocolo de intenções

A Embrapa e a ORPLANA – Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil assinaram durante o Cana Summit, um protocolo de intenções para trabalhar conjuntamente em projetos que visam o desenvolvimento de pesquisas e projetos em prol do avanço da produção de cana e, consequentemente, do setor. 

"É um programa para o setor ser mais assertivo e ter ainda mais credibilidade. Vamos trabalhar para validar tecnologias e desenvolver novas variedades. São mais de 12 unidades e mais de 100 projetos envolvendo a cana", afirmou a presidente da Embrapa, Silvia Massruhá. 

Homenagem

O professor e ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues recebeu durante o Cana Summit uma homenagem como o 'grande defensor do agro'. O reconhecimento ocorreu com a criação do troféu "Ismael Perina", que foi instituído no evento para lembrar o também produtor e ex-presidente da ORPLANA, que morreu em janeiro do ano passado. 

"Essa é uma surpresa mesmo. Não esperava. Estou tocado. O Ismael foi meu aluno e o que mais agrada um professor é ver quando o aluno se torna maior que ele. A vida é uma dádiva divina, um presente de Deus e a felicidade, uma soma de momentos. Estou muito feliz", disse Rodrigues, emocionado com o prêmio. 

Agenda positiva da cana

O evento teve início nesta quarta e segue até quinta-feira em Brasília. A abertura oficial contou com a participação do vice-presidente Geraldo Alckmin e do Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Carlos Fávaro, e diversas autoridades do setor.

Nesta quinta-feira (11), o Cana Summit recebe fóruns com governadores, prefeitos e deputados estaduais da cana, e ainda o Painel sobre Mercado Sustentável, com possibilidades de rentabilidade para o produtor e os caminhos do futuro para a produção.

Roberto Rodrigues ergue troféu recebido das mãos de Vanessa Carregaro, viúva de Ismael Perina

(Crédito: Divulgação)

Phábrica de Ideias - Assessoria de Comunicação e relacionamento com a imprensa