2ª edição do livro Mulheres da Cana-de-Açúcar traz o perfil de 152 mulheres do setor bioenergético
18-03-2025

O lançamento do livro será nesta quinta-feira, 20 de março, no 13º Encontro Cana Substantivo Feminino

As mulheres ainda não representam 20% do universo de profissionais que atuam no setor bioenergético, mas é evidente que a participação feminina agrega diferenciais e traz ganhos.

Mesmo sendo minoria, as mulheres estão presentes na cultura canavieira no Brasil desde a sua introdução nas primeiras décadas do século XVI. Foi Ana Pimentel, esposa de Martim Afonso de Souza, que instalou o primeiro engenho de cana no Brasil, em 1532, em Cubatão -SP.

As mulheres estão em todos os cantos do mundo da cana-de-açúcar, apresentam histórias de superação, resiliência, força e paixão pelo que fazem. A 2ª edição do livro Mulheres da Cana-de-Açúcar apresenta o perfil ou o ponto de vista de 152 mulheres do setor bioenergético.

O livro retrata ações que 62 empresas e entidades realizam para aumentar a participação feminina, valorização das mulheres e para desenvolver um ambiente de trabalho digno e com equidade.

Na próxima quinta-feira, 20, no 13º Encontro Cana Substantivo Feminino, que acontece no Centro de Cana do IAC, em Ribeirão Preto – SP, acontecerá o lançamento da 2ª edição do livro Mulheres da Cana-de-Açúcar. No mesmo dia, será divulgado o link para baixar grátis a versão digital.