“2016 é um ano melhor, que alia bons preços com ganhos em ATR e produtividade”
29-06-2016
Para Manoel Ortolan, presidente da Canaoeste (Associação dos Plantadores de Cana do Oeste do Estado de São Paulo), a safra 2016/17 de cana-de-açúcar transcorre positivamente. A safra começou muito bem, com 40 a 50 dias de tempo seco, o que deu uma deslanchada na moagem. “Esse tempo seco permitiu uma maturação melhor da cana. O ATR ficou melhor, o que remunera melhor a matéria-prima.”
Depois houve uma sequência de 12 dias de chuva e aí a safra ficou parada. “Achávamos que isso traria um transtorno maior, mas depois o tempo abriu e ficou firme e a safra já retomou e está a pleno vapor.”
É fato que, em 12 dias, choveu praticamente 200 mm na região de Ribeirão Preto, o que provocou queda acentuada do ATR. “Mas a tendência é que esse índice volte rapidamente.”
Na avaliação de Ortolan, a safra transcorre muito bem. “A produtividade agrícola está boa, nós vamos ter cana.” Lembra que as estimativas indicam para uma moagem entre 605 a 615 milhões de toneladas. “Há otimistas que acreditam até em 620 milhões de toneladas.”
Devido à seca que marcou as primeiras semanas deste ciclo, pensou-se em uma safra com 605 milhões de toneladas no Centro-Sul. “Mas depois da chuvarada que tivemos, que melhorou as canas de final de safra, já pensamos em 620 milhões.”
Além disso, os preços do açúcar e do etanol estão em um patamar que propicia uma remuneração interessante para os produtores. “Estamos em um ano diferente, que alia bons preços e boas perspectivas de mercado, com ganhos em ATR e produtividade.”
Ortolan aposta que 2016 será um ano favorável para os produtores de cana e para o setor sucroenergético como um todo. “Será o ano da retomada, até porque se a gente observar o ciclo de cana, aqueles ciclos de seis a sete anos que se repetem, estamos entrando em um período de ciclo de alta. Então acredito que teremos de duas a três safras com preços bons.”
Veja mais notícias na Revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br.