3ª Reunião Ordinária do CBH-LN aconteceu sob a presidência de Alfredo Nogueira em Itapororoca
20-10-2025

A primeira reunião dos Membros do Comitê das Bacias Hidrográficas do Litoral Norte sob a presidência de Alfredo Nogueira Neto aconteceu nesta quinta-feira (16), na Câmara Municipal de Itapororoca. O momento marcou a 3ª Reunião Ordinária do Comitê e inclui uma pauta de debates bem extensa que começou com a aprovação da Ata do encontro anterior e terminou com a apresentação do Relatório de Segurança de Barragens do CBH-LN, feito pela subgerente de Segurança de Barragens da AESA, Nicolly Gomes Azevedo.

Além destes temas, durante a reunião foi abordada a participação dos membros do Comitê no ENCOB 2025, avaliado o acompanhamento da Elaboração do Plano de Recursos Hídricos das Bacias Hidrográficas Litorâneas (PRHBHL), debatido a questão da Alocação de Água do Açude Araçagi, do processo da Barragem de Curralinho, da ampliação do número de participantes do poder público no CBH-LN e facultada a palavra no final da reunião para quem quisesse se manifestar.

O presidente do Comitê, Alfredo Nogueira, avaliou o momento como muito produtivo. “Abordamos questões importantes e que estão em andamento e que precisamos acompanhar de perto, inclusive com análise do documento final do Plano de Recursos Hídricos das Bacias Hidrográficas Litorâneas enviado pela AESA, que será votado no próximo dia 22, na reunião do Conselho de Recursos Hídricos, que vai definir as diretrizes a serem adotadas em relação as bacias do Litoral Norte e Sul”, explica o presidente. Foi solicitada ainda a AESA que disponibilize técnicos para fazer o treinamento de irrigantes que utilizam águas do Açude Araçagi.

O presidente do Comitê das Bacias Hidrográficas do Litoral Norte é Engenheiro de Segurança do Trabalho da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), foi eleito para a função no dia 24 de julho, juntamento com o Técnico de Segurança do Trabalho da Asplan, Natanael Leal, eleito seu vice-presidente, para o mandato de 2025-2028. No Comitê, Alfredo representa a Sociedade Civil e Natanael tem acento como Usuário de Recursos Hídricos.

Fonte: Asplan