6ª Irrigacana abrirá espaço para divulgação do livro “Cana de Tudo: do Açúcar ao Infinito”
23-08-2024
A água é responsável pelo aumento ou redução da produção, assim, a irrigação em cana e um dos destaques do livro “Cana de Tudo: do Açúcar ao Infinito”
A produção brasileira de cana-de-açúcar na safra 2023/2024 registrou 713,2 milhões de toneladas e estabeleceu novo recorde na série histórica acompanhada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). As condições climáticas e os investimentos do setor proporcionaram esse resultado. No entanto, a expectativa para a safra 24/25 é de menor produção, principalmente em decorrência da estiagem antecipada e prolongada na região Centro-Sul.
“O setor bioenergético nacional não pode mais sofrer com a inconstância de produção. Em uma safra produzir 650 milhões de toneladas de cana e na outra cair para 580”, observa René de Assis Sordi, o atual Presidente do Grupo de Irrigação e Fertirrigação em Cana-de-Açúcar (GIFC), referindo-se a safra 2023/24 na região Centro-Sul que bateu recorde de produção, e a safra 2024/25 com expectativa de redução.
“A água em maior ou menor quantidade é o fator responsável pelo aumento e pela queda de produção. Quando chove, temos mais cana, então, por que não ter mais cana quando está mais seco, utilizando irrigação?”, pergunta Sordi. Para ele, cresce no setor o interesse pela sustentabilidade da produção, ou seja: manter a estabilidade da produção, saber qual será o volume de produção que terá na próxima safra, programando e planejando as ações, desde a colheita à comercialização dos produtos. Para isso, a solução passa pela irrigação.
A irrigação é um dos destaques do livro “Cana de Tudo: do Açúcar ao Infinito”, por isso, terá um espaço para que os participantes do 6º Seminário Brasileiro de Irrigação e Fertirrigação de Cana-de-Açúcar (IRRIGACANA), que acontece nos dias 28 e 29 de agosto em Ribeirão Preto/SP, possam baixar a versão digital do livro.
Para se inscrever no 6º Irrigacana: https://forms.gle/LLT94pvHiXFpd5bw5
Mais informações: irrigacana@gifc.com.br ou www.gifc.com.br/irrigacana-2/

