A área de RH e o agronegócio, na opinião de César Bresciani, diretor de RH da BP Bioenergy
12-12-2025
Na última sexta-feira (28), a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) realizou em Ribeirão Preto – SP, o 3º Fórum Agro de RH. Um dos organizadores do evento foi César Bresciani, diretor de RH da bp Bioenergy. Segundo ele, o agro tem uma força global e nacional enorme, e o evento se conecta com isso. “A ABRH São Paulo realizou este evento no interior, porque temos um desafio enorme em relação a qualificar os profissionais, abraçando as transformações tecnológicas, capacitando pessoas das comunidades para estarem conosco. No Fórum, os profissionais de RH se encontram e trocam experiências e a força em comum que o RH tem no agro para potencializar o crescimento das nossas atividades, mas sempre pensando no impacto social. Obviamente, o resultado vem junto, o RH tem uma força de transformação enorme e o agro está no processo de transformação”, observou.
Entre os desafios da área de Recursos Humanos, César destacou a capacitação profissional e promoção da diversidade em seus vários pilares. Em relação ao gargalo de escassez de mão de obra, uma alternativa apontada é aumentar a inserção feminina, focando na qualificação das mulheres. “O agro está presente em pequenas cidades de várias regiões. No entorno das unidades, tem muita gente disponível. Precisamos atrair e capacitar essas pessoas.”
A agroindústria canavieira apresenta um desafio maior para a área de RH, pois é mais complexa, vai do plantio à exportação do produto. “O recado que dou aos profissionais de RH é conhecerem ao máximo os seus clientes, a sua empresa, para serem efetivos nas propostas. O RH do agro tem que ser agro na veia, tem que conhecer bem os processos e ter protagonismo de buscar soluções, influenciar para as melhores decisões. O RH do agro cada vez mais ocupa o seu espaço, mas não pode esquecer que o processo de transformação é contínuo.”
Confira:

