A Bayer é patrocinadora Máster do 11º Encontro Cana Substantivo Feminino
16-03-2023

O Encontro acontece em 30 de março, no Centro de Cana do IAC, em Ribeirão Preto. Durante o evento acontecerá o lançamento do primeiro livro “Mulheres da Cana-de-Açúcar”

O mundo corporativo brasileiro está em transformação. Um dos grandes avanços das empresas, nos mais diferentes setores, têm sido o crescimento da participação feminina em todas as funções. Esse processo ganhou força nos anos de 1970 e hoje é visto, em algumas companhias, como crucial para a saúde do negócio.

Afinal, um modelo de gestão que estimule a diversidade e a maior participação feminina torna o ambiente mais criativo e aberto à inovação, garantindo maior competitividade no mercado.

Esse processo de mudanças tem ocorrido em empresas de diferentes segmentos econômicos, inclusive naqueles historicamente mais ocupados por homens, como o agronegócio e a agroindústria da cana-de-açúcar.

E a preocupação com a diversidade tem sido um norte para a gestão de pessoas de uma das grandes companhias que atuam na agricultura brasileira: a Bayer Crop Science. Em 2021, a empresa assumiu o compromisso de, até 2030, ter 50% de mulheres ocupando seus cargos de liderança ao redor do mundo. “Aumentar a participação feminina é uma prioridade da companhia”, afirma Jessika Terra, Diretora Comercial na área de Negócios de Proteção de Cultivos na Bayer.

CONEXÃO MULHERES

Jessika conta que empresa tem feito um trabalho especial no Brasil focado em incentivar a participação de mulheres no setor agrícola. Um exemplo é a iniciativa Conexão Mulheres no Agro: um programa voltado a incentivar, colaborar, reconhecer e conectar a atuação feminina no segmento.

Em 2022, cerca de 8 mil mulheres foram impactadas pelas 85 iniciativas realizadas pelo Conexão Mulheres ao longo do ano. “Essas ações vão desde palestras sobre empreendedorismo, liderança e gestão, a dias de campo, capacitações técnicas e rodas de conversas em eventos espalhados pelo país”, explica.

Além disso, a Bayer lidera projetos de capacitação de proprietárias e gestoras de fazendas e cooperativas. Também investe em iniciativas inclusivas e práticas com foco no público interno, como ações de capacitação e workshops voltados para as colaboradoras da empresa.

Esse é apenas parte do texto sobre as mulheres na Bayer que consta no livro “Mulheres da Cana-de-Açúcar”.  O livro, como o 11º Encontro Cana Substantivo Feminino, recebem o patrocínio da empresa. O evento acontece em 30 de março no Centro de Cana do IAC, em Ribeirão Preto e reunirá 500 mulheres que atuam na cadeia bioenergética. As vagas estão esgotadas.