A colheita da cana-muda influência o volume de cana utilizadas no plantio mecanizado
14-02-2020

 A gema da cana não deve ser abalada, por isso, o cuidado começa na colheita da cana-muda
A gema da cana não deve ser abalada, por isso, o cuidado começa na colheita da cana-muda

É preciso adotar cuidados na colheita de mudas para reduzir o consumo na hora do plantio e a formação de canaviais com falhas

Para a formação de canaviais produtivos por muitos cortes, a sanidade da muda é de vital importância. A preocupação é com a fitossanidade do material a ser multiplicado (isento de pragas e doenças) e com idade adequada para uma boa germinação.

A produção de mudas de qualidade deve desconsiderar o uso de cana de primeiro ou segundo corte, e sim preparar um viveiro de mudas para tal.

Uma das principais razões para a necessidade do elevado número de toletes no plantio mecanizado (que pode ir de 12 a 20 toneladas por hectare, enquanto a média do plantio manual é de 10) é que as gemas neles presentes são muito sensíveis, fáceis de serem danificadas, o que ocorre frequentemente durante todo o processo.  A começar pela colheita das mudas. Nesta etapa, muitos toletes já são recolhidos com gemas danificadas. Logo depois da colheita, esses toletes sofrem nova agressão em sua passagem para os veículos de transbordo que vão levá-los para o local de plantio. E novamente passam por outra agressão ao serem despejados nas plantadoras.

Com a gema danificada não há brotação, levando às falhas nos canaviais, o que significa redução de produtividade. A alternativa mais adotada foi aumentar a quantidade de toletes por hectare, a fim de tentar compensar, ao menos em parte, a esperada perda de gemas viáveis.

Para reduzir o volume de cana utilizada no plantio, a colheita da muda deverá ser a que cause menor dano às gemas e aos rebolos. Por isso, é preciso adotar diversos cuidados na colheita de mudas, como a utilização de faquinhas novas para que não sejam causadas trincas nos toletes.

Também é indispensável o uso nas colhedoras de cana do kit colheita de cana-muda. Que ao emborrachar partes da colhedora, reduz o atrito, aumentando a proteção às gemas e diminuindo a ocorrência de toletes inadequados ao plantio.

Outro ponto importante é não correr com a colhedora, pois a colheita deve ser realizada com cuidado para garantir também uma muda limpa, o que vai reduzir as falhas na distribuição.

Fonte CanaOnline