A diferença de produção em canavial irrigado no fim de safra e canavial de sequeiro
18-06-2025

Em uma área de 5 mil hectares colhida no final de safra, diferença de produção entre canavial de sequeiro e irrigado pode chegar a 350 mil toneladas

As maiores quebras de produtividade agrícola em cana-de-açúcar acontecem no trecho final da safra, de setembro a novembro no Centro-Sul. Isso ocorre porque os canaviais de colheita tardia passam pelo período seco do ano quando mais demandam água, levando ao encurtamento dos entrenós e, consequentemente, quedas na produção. Além disso, nos meses finais do ano há uma diminuição do fotoperíodo, fazendo com que o ganho em toneladas por hectare não seja tão alto.

Para solucionar esses problemas, a irrigação surge como a principal aliada, seja para evitar quebras abruptas naqueles anos com secas mais severas ou para garantir os volumes de produção já acumulados.

Um estudo conduzido pela Canaplan em 2022 confirma essa tese. Tendo como base uma produtividade agrícola média de 71 toneladas por hectare (TCH), 5 mil hectares de sequeiro colhidos no final de safra gerariam 275 mil toneladas de cana-de-açúcar. Irrigada, essa mesma área produziria algo em torno de 480 mil toneladas. Diferença de 205 mil toneladas.

Vale ressaltar que, no exemplo acima, a área de sequeiro teria performado bastante bem, uma vez que em anos de secas extremas, como 2021 e 2022, a média dos canaviais de final de safra despenca para 60 TCH. Nesse caso, os ganhos com a irrigação seriam ainda maiores: uma diferença de quase 350 mil toneladas em uma área de 5 mil hectares.

Para René Sordi, , presidente do Grupo de Irrigação e Fertirrigação em Cana-de-Açúcar (GIFC). estudos como esse provam como a irrigação pode entregar ganhos bem reais, inclusive no Centro-Sul do país. “No entanto, para obtenção do máximo de retorno, é imprescindível dominar o sistema de produção irrigado por completo, que depende mais do que a simples instalação de pivôs, carreteis ou mangueiras de gotejamento. Passa também pelo manejo da fertilidade do solo, seleção correta das variedades e por um rígido controle de pragas, doenças e plantas daninhas.”

Para saber mais sobre os benefícios da irrigação, acesse www.gifc.com.br