A escaldadura das folhas, uma das doenças da cana, tem um grande potencial destrutivo
29-07-2015

Disputando a segunda posição com o Raquitismo, se encontra a Escaldadura das folhas, doença causada pela bactéria Xanthomonasalbilineans, capaz de colonizar os vasos das plantas e mover-se sistematicamente em seus tecidos vegetais. As plantas atacadas apresentam três tipos de infecção: Latente (assintomática), que pode ser identificada apenas por métodos de alta sensibilidade; Crônica, em que os sintomas variam de estrias brancas e finas ao longo de toda folha, paralelas a nervura central até as bainhas foliares; e a Aguda, em que ocorre a “queima” das folhas, evoluindo da ponta ou pelas margens, podendo necrosa-la totalmente. A disseminada se dá, principalmente, por instrumentos de corte, como podões e colhedoras, e também pela utilização de mudas contaminadas.

A Escaldadura das folhas tem um grande potencial destrutivo, sobretudo em variedades suscetíveis. Quando a doença se manifesta nessas cultivares, as perdas podem chegar a 100%. Ela pode causar, ainda, má formação dos colmos, morte das touceiras, queda de produção e de teor em sacarose. Estima-se que 1% da área plantada no Brasil tenha ocorrência dessa doença.

Veja mais informações na revista digital CanaOnline. Visualize ou baixe o pdf da edição no site: www.canaonline.com.br. Ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones e carregue as edições no celular