A importância das Brigadas de Incêndio
20-07-2015

Tão importante quanto um bom equipamento são as brigadas, que devem contar com pessoas capacitadas para prevenção e combate a incêndios. Na área agrícola, o número de integrantes pode ultrapassar 100 pessoas. Já na área industrial, devem ser seguidas algumas normas específicas da Instrução Técnica n.º 17 do Corpo de Bombeiros. Na hora da formação da brigada, é importante que as pessoas envolvidas apresentem aptidões adequadas para as atividades que serão desenvolvidas. Obesos podem ter dificuldades em determinadas situações. Pessoas muito magras podem não apresentar condições para carregar extintores e equipamentos de peso elevado.

O instrutor e proprietário da Alpha Seg Treinamentos, Eduardo Ferreira Mendes, afirma que uma brigada deve ser constituída de pessoal treinado e capacitado para esse tipo de atendimento, que deve estar apto para o uso dos EPI's necessários, dos caminhões-bombeiro e manuseio de mangueiras. “Além disso, os integrantes precisam estar preparados para ministrar primeiros socorros se for necessário”.

A empresa, especializada em formação e reciclagem das brigada de combate a incêndio em canavial, forma, em média, 53 turmas anuais, sendo que basicamente todas estão em atividade. “Os treinamentos (teóricos e práticos) são anuais e capacitam quanto aos métodos preventivos e de combate a incêndios. Também é aplicado um curso de primeiros socorros e de usos de EPI adequado”, afirma Mendes.

Veja matéria completa na editoria Segurança na nova edição da revista digital CanaOnline. Visualize no site ou baixe o aplicativo CanaOnline grátis para tablets e smartphones e baixe grátis as edições da revista – www.canaonline.com.br