A meiosi emplaca na Usina Atena
07-03-2022
O sistema exige desafios da equipe, pois, necessita de muito planejamento, coragem e pré-disposição de aperfeiçoar detalhes antagônicos das culturas
O sistema de Meiosi (Método Inter-rotacional Ocorrendo Simultaneamente) consiste no plantio de linhas de cana intercaladas por culturas como amendoim, soja, milho ou crotalária. E apresenta vantagens como ganhos agronômicos e financeiros – reduzindo o custo de implantação de canaviais e renda extra no caixa.
O sistema foi desenvolvido por pesquisadores da Unesp de Jaboticabal na década de 1980, mas um dos obstáculos para a implantação da Meiosi, é a necessidade do GPS para o plantio, para que haja paralelismo nas linhas de cana. Exigindo um sistema eficiente de mecanização do processo de plantio. Em decorrência da escassez da tecnologia na época, a Meiosi ficou meio esquecida.
Mas o cenário mudou, o GPS passou a ser comum nas máquinas presentes nos canaviais e, com isso, a Meiosi ganha cada vez mais espaço em virtude de suas vantagens.
É o que ocorre na Usina Atena, em Martinópolis, SP. Inês Janegitz, gerente agrícola, salienta que a meiosi emplacou nos canaviais da Atena que tem o olhar focado na conservação de solos, na construção de fertilidade do solo; na sustentabilidade; na rotação de cultura; nas oportunidades de melhor momento agronômico para plantio de cana-de-açúcar e no aprendizado no cultivo de grãos.
A meiosi – cana com amendoim- na Usina Atena
Crédito: Usina Atena
Inês observa que a adoção do sistema exige desafios da equipe, pois, necessita de muito planejamento, coragem e pré-disposição de aperfeiçoar detalhes antagônicos das culturas. “No entanto, a busca por redução de custo e aumento de produtividade impulsiona essa técnica, que se expande e toma proporções importantes no manejo de plantio de cana-de-açúcar, alcançando hoje patamares interessantes de resultados mega lucrativos”, diz a Gerente Agrícola da Usina Atena.
Fonte CanaOnline

