A opinião de produtores sobre o uso de muda pré-brotada e sobre o programa “Mais Cana, Mais Produtividade para o Canavial”
06-09-2016

No dia 27 de julho, a Coplana (Cooperativa Agroindustrial), a Socicana (Associação dos Fornecedores de Cana de Guariba) e o IAC (Instituto Agronômico da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo) fizeram o lançamento da 2ª Onda do “Mais Cana, Mais Produtividade para o Canavial”, programa iniciado em março de 2015 com o objetivo de promover a sustentabilidade da lavoura canavieira.

DEPOIMENTOS DE PRODUTORES DOS POLOS PRODUTORES

PROJETO É VIÁVEL
“Eu, em nome dos cinco produtores do meu polo, posso dizer que estamos satisfeitos. Produzimos até mais mudas do que o esperado. Estamos bem contentes. Em um ano já deu para perceber que o projeto é viável.”
Eduardo Bignardi, Pindorama, SP

É OUTRA VIDA
“A avaliação é positiva. O projeto oferece variedades novas e mais sanidade nas mudas, que apresentam bastante vigor. Isso vai agregar em maior produtividade. A gente faz o que mais gosta, que é ver nascer a planta. É outra vida.
Sérgio Pavani, José Bonifácio, SP


MUDAS COM SANIDADE
“A parte mais interessante foi a transferência de tecnologia, com a parceria da Coplana, Socicana e IAC e o aparato técnico que oferecem na produção de MPB. A produção de MPB, em si, não é complicada, mas demanda muito cuidado e zelo. Aprendemos o sistema, e eu creio que o projeto venha contribuir muito para termos mudas com sanidade.”
Levi Mendes Junior, Guariba, SP

MEIOSI EM ÁREA TOTAL
“O projeto foi muito interessante para inserir novas variedades na fazenda, possibilitar a produção de mudas sadias e mudar o sistema de plantio. Plantamos cana há 50 anos do mesmo jeito. É a sanidade do canavial que vai melhorar. A perspectiva é iniciar com Meiosi em área total e, num futuro próximo, plantar uma área comercial de MPB.”
Mateus da Silva Carneiro, Dumont, SP

CONSCIÊNCIA
“Este é um projeto que trouxe novidades e desafios e uma consciência sobre a produção de muda de cana. Passamos a ter a dimensão sobre o que é a sanidade na lavoura, desde o viveiro primário até o momento em que a muda está pronta para ir ao campo para a multiplicação. Uma grande vantagem é identificar qual variedade vai se comportar melhor dentro da sua propriedade. O produtor tem uma opção de variedades muito maior, e, num espaço muito pequeno [de terra], você consegue produzir uma quantidade de mudas muito grande.”
Ricardo Bellodi Bueno, Jaboticabal, SP

POTENCIAL GENÉTICO
A partir da implantação do Mais Cana na propriedade, notamos um avanço tecnológico muito grande. O projeto abriu as portas de nossa propriedade, e tivemos um contato direto com os pesquisadores, pessoal da entomologia, nutrição, melhoramento. O pessoal da Coplana, da Socicana, do IAC e de outras entidades promoveu um aporte tecnológico gigantesco para um futuro muito promissor. As novas variedades estão muito à frente do que tínhamos aqui e são variedades que realmente imprimem seu potencial genético: produzem mais e crescem mais, sem falar na facilidade de multiplicação. A mudança do plantel varietal da propriedade é muito rápida.
Renato Trevizoli, Taquaritinga, SP

Veja matéria completa na edição 35, editoria Capa da revista digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.