“A palha é extremamente benéfica para o Sphenophorus levis”
12-09-2016
A palha proporciona abrigo à praga, por conter menores temperaturas e maior umidade
Se a Cigarrinha-das-Raízes foi a primeira praga em que foram constatados impactos decorrentes da presença da palha no canavial, o Sphenophorus levis foi a segunda. De acordo com a pesquisadora do IAC, Leila Luci Dinardo-Miranda, a população desse inseto cresce exponencialmente em áreas sem queima, em função de dois motivos principais: sem o fogo, os adultos continuam perambulando pelo solo; além disso, a palha proporciona abrigo à praga, por conter menores temperaturas e maior umidade. “Nesse calorão dos meses de agosto, setembro e outubro, até o Sphenophorus levis (Sl) gosta de ficar debaixo de uma sombrinha.”
Leila ressalta que a palha é, portanto, muito benéfica para o Sl e que, quanto maior for sua presença no campo, maior será a quantidade de tocos atacados. “Dessa forma, o fato de recolher a palha pode ajudar a controlar o problema, pois as condições que ficarão no campo não serão tão adequadas, fazendo com que a população desse inseto cresça mais lentamente.” Porém, ela salienta que o recolhimento por si só não será a medida que vai resolver o problema, já que o Sphenophorus levis é muito resistente a condições adversas.
Veja matéria completa na editoria Fitotécnico, edição 35 da revista digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.

