A Primavera chegou, é hora de plantar Crotalária para aumentar a produção da cana
04-10-2016
A Crotalária-junceaoferece ganho de produtividade de 15 a 20 toneladas de colmos por hectare
A adubação verde é uma prática agrícola milenar, que aumenta a capacidade produtiva do solo, melhorando os solos naturalmente pobres e conservando aqueles que já são produtivos. Consiste no cultivo de plantas em rotação/sucessão/consorciação com as culturas, que melhoram significativamente os atributos químicos, físicos e biológicos do solo.
Essas plantas denominadas “Adubos Verdes” têm características recicladoras, recuperadoras, protetoras, melhoradoras e condicionadoras de solo. Englobam diversas espécies vegetais, porém a preferência pelas leguminosas está consagrada também por sua capacidade de fixar nitrogênio direto da atmosfera, por simbiose.
Entre as opções de adubos verdes, a Crotalária-juncea é uma das mais indicadas na renovação dos canaviais para a produção de massa vegetal. Deve ser plantada na primavera, quando alcança 3 metros de altura e produz de 50 a 70 toneladas por hectare de massa verde. Adiciona até 300 kg de nitrogênio por hectare anualmente, através da fixação biológica. O seu corte pode ser feito dois meses após o plantio, sendo incorporada ao solo ou deixada como cobertura morta. Para aumentar a produção de massa vegetal, pode ser podada na época do florescimento, na metade de sua altura, o que promove grande brotação.
Os benefícios da adubação verde na implantação e renovação do canavial resultam em: ganho de produtividade comprovada na pesquisa e na prática de 15 a 20 toneladas de colmos por hectare; redução do custo de produção: com a economia de adubos minerais devido à fixação de nitrogênio e reciclagem de nutrientes; redução de nematicida, replantio e conservação do solo; preservação do solo: prolongando a sua capacidade produtiva graças às melhorias dos atributos físico, químico e biológico.
BENEFÍCIOS DA ADUBAÇÃO VERDE
O uso dos adubos verdes na implantação e renovação dos canaviais já é bastante utilizado, pois apresenta muitos benefícios diretos:
• a) Proteção e cobertura do solo, impedindo os efeitos da erosão e radiação solar e o desenvolvimento de ervas daninhas;
• b) Rotação de culturas, intensificando a vida biológica do solo e reduzindo a incidência de nematóidesfitoparasitos;
• c) Produção de biomassa, suprimento de matéria orgânica, aumento da capacidade de armazenamento de água e recuperação de solos degradados;
• d) Sistema radicular profundo, ajudando na descompactação, estruturação e aeração do solo e reciclagem de nutrientes lixiviados e liberação de fósforo fixado.
• e) Redução do assoreamento de sulcos de plantio, evitando o replantio;
• f) Fornecimento de nitrogênio fixado direto da atmosfera, reduzindo adubação nitrogenada do plantio;
• g) Permite o plantio de cana-de-açúcar enquanto aguarda a colheita de grãos, soja ou amendoim.
Veja mais informações na revista digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.

