A rápida evolução do sistema de mudas pré-brotadas
08-06-2015
A usina Alta Mogiana, em São Joaquim da Barra, SP, já plantou 1.800 hectares com mudas de cana pré-brotada, é o maior plantio de MPB do mundo. As mudas foram plantadas em áreas de pousio, reforma e rotação de culturas, porém não foi feita em Meiosi. Foram plantadas algumas propriedades no modelo de cantose (talhão “num canto” da propriedade que servirá de muda para o plantio mecanizado após alguns meses do plantio efetivo da MPB).
Nos canaviais da Alta Mogiana encontram-se quatro unidades da biofábrica móvel AgMusa da Basf, um equipamento patenteado pela empresa e que tem o objetivo de fazer a extração de gemas próxima ao talhão, onde a cana será plantada. A Usina trabalha com a Basf em duas linhas de negócios com relação a MPB: a linha Premium, em que compra a muda e a linha compartilhada, em que extraí gemas de materiais oriundos de meristemas da própria usina com extratoras da Basf; o ganho para ambos é na redução de custos.
A equipe da Alta Mogiana considera que a utilização do sistema evoluiu rapidamente e só não é mais utilizado pela atual situação do setor sucroenergético, que não comporta custos e investimentos mais elevados. O próximo passo da Alta Mogiana quanto ao plantio de MPB é evoluir no conceito de irrigação para possibilitar a ampliação da janela de plantio. E se os valores envolvidos no sistema como um todo, permitirem um ganho de escala maior, a empresa pensa em plantar o máximo possível em escala comercial.
Veja matéria completa na nova edição da CanaOnline, editoria Capa. Visualize no site ou baixe grátis aplicativo para tablets e smartphones e baixe grátis as edições da revista no celular: www.canaonline.com.br