A Usina Pitangueiras está no livro “Cana de Tudo: do Açúcar ao Infinito”
12-08-2024

O livro é um “catálogo digital” com a análise de especialistas sobre a evolução do setor bioenergético e o registro de personalidades que contribuem e contribuíram para essa evolução

Prestes a completar 50 anos de operação, a Usina Pitangueiras vive um momento extraordinário. Investimentos em diversas áreas e foco na gestão de pessoas levaram à empresa a alcançar recordes de moagem e produção de açúcar ao longo da safra 2023/24. Números que a posicionam como um dos principais players do setor bioenergético nacional e uma das maiores impulsionadoras do crescimento sustentável da economia no interior do Estado de São Paulo.

Com sede no município paulista de mesmo nome, a Usina Pitangueiras foi fundada em 01 de maio de 1975, por Rafael de Andrade juntamente com seus filhos Possidônio de Andrade Neto, João Batista de Andrade e José Pedro Andrade, sob o nome de “Indústria de Aguardente São Rafael Ltda”. Como o próprio nome diz, a empresa iniciou sua trajetória como uma fábrica de aguardente. Em sua safra inaugural, processou pouco mais de 16 mil toneladas de cana-de-açúcar, utilizadas para a produção de dois milhões de litros da bebida.

O nome “Pitangueiras” só seria adicionado à razão social anos depois, quando os empresários Rafael de Andrade, João Batista de Andrade e José Pedro Andrade motivados pela criação do Programa Nacional do Álcool (ProÁlcool), os empresários João Batista de Andrade, Rafael de Andrade e Possidônio de Andrade Neto decidiram transformar a empresa de aguardente em uma produtora de álcool combustível.

A Usina Pitangueiras aparece no livro “Cana de Tudo: do Açúcar ao Infinito”, como um exemplo de desenvolvimento sustentável. O livro é produzido pela equipe da CanaOnline. Seu primeiro lançamento será em 14 de agosto na 30ª Fenasucro & Agrocana.