A Zilor, pioneira na contratação de mulheres no setor bioenergético, é patrocinadora Máster do 14º Cana Substantivo Feminino
28-01-2026
O Encontro acontecerá em 26 de março. Em breve divulgaremos a programação e o link para credenciamento
Em 1959, a Zillo Lorenzetti – atual Zilor Energia e Alimentos – se tornou a primeira empresa do setor bioenergético nacional a contratar mulheres no empacotamento de açúcar refinado. Começava ali uma longa cultura de respeito à diversidade e inclusão, que permeia as três unidades da empresa até hoje.
A companhia empreende o Programa de Diversidade, Equidade e Inclusão, que tem como pilares: equidade de gênero, inclusão de pessoas com deficiência, valorização da diversidade étnico-racial, orientação afetivo-sexual e relacionamento intergeracional. O programa envolve a promoção de ações de pesquisa, engajamento de colaboradores e capacitações para as lideranças buscando a construção de uma cultura organizacional igualitária, inclusiva e diversa.
No que tange ao primeiro pilar, a equidade de gênero, a Zilor registra importantes avanços nos últimos anos. Para os cargos de liderança, há uma prerrogativa para ter ao menos uma candidata mulher na etapa final de seleção. Já a promoção de cursos de qualificação para motoristas, tratoristas e operadoras de colhedoras e a formação de uma frente agrícola de operação de quadriciclos formada exclusivamente por mulheres estão entre as ações adotadas nesse âmbito, reforçando a tese da Companhia de que elas podem desempenhar a função que desejarem dentro de suas unidades.
Em 2025 as mulheres representam 14% do quadro de colaboradores da Zilor. Em cargos de liderança, eram 27% do total. Segundo a empresa, é necessário continuar apoiando e implementando ações para que a participação feminina nos próximos anos e para que o setor se torne um espaço onde todas as pessoas, sem distinção de gênero, possam se sentir valorizadas e respeitados.

