Abertura de safra: players destacam performance industrial da usina 4.0
08-03-2024

“A indústria 4.0 veio para apoiar o ser humano, a tecnologia está aqui para apoiar a capacidade das pessoas de gerenciar o negócio”, ressaltou André Albuquerque, CEO da Pentagro

“Usina 4.0 e resultados em performance industrial” foi tema do sétimo painel do 8º SANTANDER DATAGRO Abertura de Safra Cana, Açúcar e Etanol, realizado na manhã desta quinta-feira (7) em Ribeirão Preto (SP). Sob moderação de Ronaldo Petri, consultor sênior da DATAGRO, discorreram sobre o assunto André Albuquerque, CEO da Pentagro; Douglas Mariani, engenheiro químico sênior da Soteica; Rafael Bassetto, gerente industrial da Usina São Manoel; e Wilson Lucena, diretor industrial da BP Bunge Bioenergia.

A usina 4.0, de acordo com André Albuquerque, se classifica como a quarta revolução industrial. “Nada mais é que a convergência de várias tecnologias e a integração das mesmas”, disse. A utilização de ferramentas como a Internet das Coisas (IoT) e computação em nuvem, combinadas com soluções práticas, ocasionam ganhos de produtividade para os usuários.

“A indústria 4.0 veio para apoiar o ser humano, a tecnologia está aqui para apoiar a capacidade das pessoas de gerenciar o negócio”, ressaltou o CEO da Pentagro, enfatizando que o uso dessas ferramentas é um caminho sem volta.

Douglas Mariani destacou a evolução da humanidade tendo como base a melhoria contínua das ferramentas. “Modelagem matemática e gêmeos digitais são mais um passo dessa evolução”.

A inteligência artificial, segundo Rafael Bassetto, possibilita que a sistematização, padronização e automatização evoluam muito rapidamente. “Estamos avançando para a indústria 5.0”, frisou.

“A tecnologia digital vem aumentando a produtividade de forma importante e precisamos saber usar. É uma ferramenta que entrega resultado e um ambiente mais seguro”, disse Wilson Lucena durante a sua apresentação

Fonte: DATAGRO